Ibovespa dispara com Bolsonaro suave; no radar, IPP - TC
TC Mover
Mover

Ibovespa dispara com Bolsonaro suave; no radar, IPP nos EUA, varejo, política: Espresso

Postado por: TC Mover em 09/09/2021 às 19:59
Ibovespa dispara com Bolsonaro suave

São Paulo, 9 de setembro – Bolsa e dólar viraram no fim do dia após o presidente Jair Bolsonaro divulgar nota relativizando os ataques ao Supremo Tribunal Federal e pedindo harmonia entre os Poderes. O Ibovespa retomou os 115 mil pontos e o dólar futuro caiu quase 2,0%, mas os investidores ainda mantêm a cautela, aguardando a transmissão de hoje do presidente para conferir se a trégua será duradoura. Juros subiram, diante da revisão para cima das projeções de inflação.

No exterior, o Wall Street desacelerou nesta quinta-feira, com os investidores cautelosos em relação à variante Delta do coronavírus e de olho no Federal Reserve, após decisão do BCE e de a diretora, Michelle Bowman dizer estar otimista com a retomada do emprego e enxergar início da retirada de estímulos em 2021.

Dow Jones, S&P500 e Nasdaq 100 caíram 0,43%, 0,46% e 0,38%, respectivamente. Os futuros do petróleo também fecharam em queda, com WTI para novembro caindo 1,67% e Brent para outubro, 1,58%, após China decidir liberar estoques da commodity.

Ibovespa dispara no final do pregão com Bolsonaro amenizando tensão entre os Poderes

O Ibovespa dispara na última hora do pregão, ganhando mais de três mil pontos, e o dólar tombou. Esta foi a forte reação à nota oficial do presidente Jair Bolsonaro sinalizando amenização das tensões políticas entre os Poderes.

Com alta de 1,72%, o Ibovespa encerrou o dia a 115.360 pontos. Já o dólar futuro caiu 1,97%, a R$5,229. Enquanto isso, a curva de juros subiu de ponta a ponta, na esteira do aumento das projeções de IPCA para 2021. O contrato futuro de juros, conhecido como DI, para 2023 avançou 46 pontos-base, maior alta desde maio de 2020.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Angelo Pavini
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Especial: O que acontece quando a inflação não atinge a meta?

Especial: Paz entre Poderes depende de negociações apesar do tom de Bolsonaro

Bolsonaro divulga nota pedindo harmonia entre Poderes; Ibovespa dispara

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais