Mover

Ibovespa está barato e é refúgio para inflação, diz XP

Postado por: TC Mover em 03/05/2021 às 10:54
Ibovespa está barato

São Paulo, 3 de maio – A forte projeção de lucros para as empresas brasileiras durante 2021 e a retomada econômica com a aceleração da vacinação dão ao Ibovespa um valor justo na casa dos 145 mil pontos ao final do ano, diz a XP. É um potencial implícito de valorização de cerca de 22% em relação aos 118.893 pontos do fechamento desta sexta-feira.


Desconto do Ibovespa é maior que no passado, diz XP

Em seu relatório mensal sobre a Bolsa brasileira, a corretora decidiu elevar o alvo de pontuação para o índice, que era de 135 mil pontos, ressaltando que o Ibovespa segue barato sob a ótica de diversas métricas. “O Ibovespa negocia com um múltiplo Preço/Lucro abaixo de sua média histórica, e com um desconto maior do que no passado quando comparamos com os EUA e Mercados Emergente”, diz o estudo liderado por Fernando Ferreira, estrategista chefe da XP.

A corretora avalia que as projeções de forte crescimento dos lucros das companhias do índice em 2021, em especial aquelas que trabalham com exportação de commodities, reforçam a visão de que a Bolsa está descontada e ainda longe de atingir seu pico histórico ajustado pela inflação, que foi alcançado em 2008, outro período de superciclo de commodities. “O índice precisa subir +56% para alcançar a máxima histórica novamente”, diz.


Corretora criou carteira para proteção inflacionária

A XP ressalta que o Ibovespa pode ser um refúgio para o investidor se proteger da alta inflacionária esperada para o ano e criou uma carteira de ativos “mais resilientes” que podem oferecer essa proteção.

A lista inclui empresas com maior exposição ao mercado exterior e com pouca influência do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA. Entre as empresas estão a Embraer; os bancos Bradesco e Santander Brasil, que se beneficiam da alta dos juros; companhias que conseguem repassar a alta de preços aos consumidores, como Carrefour Brasil, GPA, CCR, Sabesp e Klabin; e empresas de energia, como AES Brasil e Taesa, cujas tarifas são indexadas à inflação.

Perto das 10h45, o Ibovespa operava em alta de 0,50%, quase aos 119,5 mil pontos. As ações da Ecorodovias (ECOR3), CCR (CCRO3) e dos bancos estão puxando a Bolsa brasileira. Nos últimos seis meses, o Índice Bovespa acumulou ganho de 27,18%.

Texto: Gustavo Boldrini
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Emprego nos EUA e Copom guiam semana; balanços, reformas, CPI da Covid no radar: Espresso

Calendário Econômico: PMI industrial, balanços, emprego

As mais lidas da semana: Hering, Santander, Banrisul

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais