TC Mover
Mover

Ibovespa realiza lucros sem EUA; no radar, PMI, coronavírus, CPI da Covid, reformas, auxílio emergencial: Espresso

Postado por: TC Mover em 05/07/2021 às 20:31
Realização de lucros no Ibovespa

São Paulo, 5 de julho – Sem negócios em Nova Iorque por conta do feriado do Dia da Independência, o Ibovespa fechou em queda. Com baixo volume negociado, os investidores aproveitaram para realizar parte dos lucros da alta da sexta-feira, 2.

Os dados mais fracos da atividade na China prejudicaram as commodities. Somaram a isso, a expectativa com a ata da reunião do Federal Reserve, que sai na quarta-feira, e as preocupações com o cenário político local. A pesquisa CNT MDA mostrou piora da avaliação do governo de Jair Bolsonaro e aumento da rejeição ao presidente, em meio ao avanço da pandemia de coronavírus e de denúncias de irregularidades na compra de vacinas na CPI da Covid.

Ibovespa azedou mesmo com alta do petróleo

Nem a alta do petróleo no exterior para o maior nível desde 2018, após o fracasso da Opep e seus aliados na tentativa de um acordo para aumentar a produção hoje, e o aumento dos preços do combustível pela Petrobras conseguiram evitar a queda do Ibovespa. O índice voltou aos 126 mil pontos, enquanto o dólar ultrapassou os R$5,10 no mercado futuro.

A expectativa dos investidores agora é com o impacto da prorrogação do auxílio emergencial, anunciada ontem depois do fechamento dos mercados e com as discussões sobre a Reforma Tributária no Congresso, especialmente a tributação de dividendos e de fundos imobiliários e as mudanças no imposto de renda das empresas. Novos depoimentos na CPI da Covid podem provocar mais desgastes para o governo, que deve reagir com boas notícias, como o novo Bolsa Família e um esforço para avançar nas privatizações e na Reforma Administrativa.

No exterior, a preocupação com a variante Delta do coronavírus deve continuar. A atenção aumenta especialmente com as férias de verão nos EUA e na Europa e as reaberturas após a vacinação de boa parte da população. O presidente americano Joe Biden deve também retomar as negociações para o pacote de infraestrutura no Congresso.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Especial: Via ignora ruídos e aposta em diferenciais, diz Daniela Bretthauer

Petrobras confirma aumento de preços de combustíveis

Machado, Vieira: Jair Bolsonaro sustenta governabilidade apesar da crise

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais