Ibovespa fecha em alta impulsionado por blue chips e mineração - TC
TC Mover
Mover

Ibovespa fecha em alta impulsionado por blue chips e mineração

Postado por: TC Mover em 26/07/2021 às 19:48
Ibovespa sobe com blue chips

São Paulo, 26 de julho – O Ibovespa encerrou o pregão desta segunda-feira, 26, em alta de 0,76%, voltando ao patamar dos 126 mil pontos. O índice foi impulsionado pelas blue chips, ações de maior peso, e do setor de mineração e siderurgia.

A Vale (VALE3) liderou a alta em pontos, subindo 2,17% e contribuindo com 199 pontos para o Ibovespa, beneficiada pela valorização do minério de ferro na China. Na esteira, CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) também tiveram fortes altas, de 3,54% e 3,56%, respectivamente.

Além da Vale, outras três blue chips figuravam no topo dos ganhosno Ibovespa. A Petrobras fechou com altas respectivas nos preferenciais (PETR4)e ordinários (PETR3) de 2,73% e 2,01%, Itaú (ITUB4), com 1,76%, e Ambev (ABEV3), 2,03%.

Exterior contribui para alta do Ibovespa

Sinal positivo vindo do exterior também contribuiu para bom humor do Ibovespa. Nos EUA, os principais índices acionários seguiram o rali e renovaram recordes históricos de fechamento.

O mercado aguarda, assim, com otimismo a divulgação de balanços corporativos de gigantes da tecnologia, como Apple, Alphabet e Microsoft, que lançam amanhã seus resultados.

Variante Delta do coronavírus pressionou varejo, turismo e shoppings

Dessa forma, o Ibovespa encerrou com alta de 0,76%, a 126.003 pontos. Na mínima, porém, o índice quase retornou aos 124 mil pontos, chegando a tocar os 125.006.

A pressão veio principalmente do setor varejista, com mercado preocupado que o avanço da variante da Delta implique no aumento das medidas restritivas.

Nesse âmbito, papéis ligados ao turismo, lazer e shoppings também caíram. Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Renner (LREN3) e Via (VVAR3) foram as maiores perdedoras do dia.

No radar do mercado está a divulgação de balanços de grandes empresas. Nesta terça-feira, 27, saem os dados da Telefônica (VIVT3), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3), Carrefour (CRFB3), Assaí (ASAI3)e Cielo (CIEL3), depois do fechamento.

Já na quarta-feira, 28, é dia de resultados da Vale (VALE3), que sai após o fechamento do Ibovespa.

Texto: Clara Guimarães
Edição: Cíntia Thomaz e Letícia Matsuura
Arte: Mover

Leia também

Jair Bolsonaro muda discurso sobre “fundão” de R$4 bilhões

Ministério da Saúde reduz intervalo entre doses da Pfizer

Bancos centrais avançam na criação de moedas digitais

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais