Ibovespa ignora EUA e cai; no radar, confiança do consumidor - TC
TC Mover
Mover

Ibovespa ignora EUA e cai; no radar, confiança do consumidor, emprego, reformas: Espresso

Postado por: TC Mover em 30/08/2021 às 20:20
Ibovespa cai com pressão política

São Paulo, 30 de agosto – O Ibovespa fechou em baixa o penúltimo pregão de agosto, descolado do S&P500 e do Nasdaq, que voltaram a registrar recordes. Preocupações com o cenário político e com dificuldades do governo em aprovar reformas no Congresso Nacional e solucionar os problemas dos precatórios e do novo Bolsa Família derrubaram as ações.

Lá fora, a cautela com a variante Delta do coronavírus e com os problemas nas cadeias de insumos, que podem afetar o crescimento, derrubaram o Dow Jones. Contudo, favoreceram as ações de tecnologia no dia que marcou a saída definitiva dos EUA do Afeganistão.

Descolado do exterior em dia de pouco volume de negociações, o Ibovespa fechou em queda de 0,78%, a 119.739 pontos. Os investidores ainda estão de olho nas tensões entre os Poderes, com novas críticas do presidente Jair Bolsonaro aos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF. O dólar futuro fechou em queda de 0,34%, cotado a R$5,185, com fluxo. A curva de juros cedeu até 4,5 pontos-base na ponta curta e avançou até 3 pontos-base na longa.

Além da política, desemprego, dado fiscal e confiança empresarial podem mexer com Ibovespa

Além disso, indicadores desta terça-feira, 31, podem mexer com as bolsas. Na agenda econômica de amanhã no exterior, destaque para a Confiança do Consumidor americano de agosto e o índice S&P Case Shiller de preços residenciais. Na Zona do Euro, sai a prévia da inflação ao consumidor deste mês e o desemprego na Alemanha.

No Brasil,  o Ibovespa deve reagir ao desemprego da PNAD Contínua de junho. Também saem o resultado do setor público consolidado de julho e os indicadores de Incerteza da Economia e de Confiança Empresarial da Fundação Getúlio Vargas, FGV. Na China, à noite, sai o PMI Industrial Caixin. Amanhã também será atualizada a carteira do índice MSCI Brasil.\

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Vinicius Martins / Mover


Leia também

Febraban nega participação de manifesto com ataques ao governo

Furacão Ida atinge petroleiras, refinarias e portos de exportação de grãos no sul dos EUA

Governo central tem déficit primário de R$19,8 bilhões em julho, melhor que consenso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais