TC Mover
Mover

Ibovespa pausa rali; no radar, estímulos nos EUA, IPCA, reformas, auxílio emergencial: Espresso

Postado por: TC Mover em 08/06/2021 às 19:54
Ibovespa pausa rali

São Paulo, 8 de junho – O Ibovespa interrompeu a sequência de oito altas e seis recordes e fechou em queda. Parte dos investidores aproveitaram a confirmação de que o auxílio emergencial será prorrogado, aumentando o déficit fiscal brasileiro, para realizar parte dos lucros acumulados até ontem.


Indefinição das bolsas americanas, varejo e commodities favorecem Ibovespa

A indefinição das bolsas americanas ajudou no ajuste do mercado brasileiro, visto como saudável por vários analistas, que acreditam que o Ibovespa poderá retomar o rali com mais consistência depois da pausa de hoje. Os dados mais fortes de vendas no varejo em abril divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, confirmaram a retomada da economia local.

As vendas do varejo brasileiro e a queda dos juros longos americanos com a expectativa de manutenção dos estímulos monetários do Federal Reserve devem continuar favorecendo o mercado de ações brasileiro. Os juros baixos e a atividade aquecida nos países desenvolvidos também puxam as commodities, levando junto boa parte das empresas do Ibovespa.


Queda forte nas importações americanas sinaliza retomada de consumo mais fraca

Lá fora, os dados da balança comercial americana preocuparam com queda forte nas importações em abril. Isto é visto como um sinal de que a retomada do consumo pode não estar sendo tão forte. Problemas nas cadeias de suprimento também podem ter afetado as exportações para os EUA, assim como prejudicaram as vendas americanas ao exterior, o que também pode reduzir a recuperação da economia. Já os dados de abertura de vagas nos EUA, apesar do recorde, indicaram dificuldades das empresas em preencher os novos postos.

A reação do mercado foi reduzir o apetite por ações ligadas à retomada e aumentar a procura por papéis de tecnologia, beneficiados também pela queda forte dos juros longos. O Dow Jones Industrials encerrou o dia em pequena queda. Enquanto isso, o S&P500 e o Nasdaq subiram ligeiramente. Todos seguem, porém, perto de seus recordes de pontos.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

JBS anuncia emissão de US$1 bilhão em bônus sustentáveis

Especial: Minerva usará “pioneirismo” para zerar carbono até 2035

Vieira: Apesar de adiamento, MP da Eletrobras deve cumprir prazo

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais