TC Mover
Mover

Ibovespa ronda recorde; no radar, Federal Reserve, IPCA-15, reformas, auxílio emergencial: Espresso

Postado por: TC Mover em 24/05/2021 às 21:01
Ibovespa subiu

São Paulo, 24 de maio – Ganhando força hoje, o Ibovespa acompanhou a melhora do humor global e o apetite dos estrangeiros por ações brasileiras. O índice brasileiro fechou acima dos 124 mil pontos pela primeira vez desde 8 de janeiro, a menos de 1,0% do recorde histórico de 125.076 pontos da mesma data.


Ibovespa acompanhou ânimo das bolsas americanas

O Ibovespa acompanhou os índices em Nova Iorque, que voltaram a se aproximar de suas máximas históricas. A perspectiva de retomada da economia dos países desenvolvidos com o controle da pandemia de coronavírus e menor preocupação com a alta da inflação ajudaram as bolsas americanas.

O Bitcoin, que na semana passada derrubou os papéis de tecnologia e provocou uma onda de aversão ao risco, recuperou-se hoje, depois de um novo tombo no fim de semana. O mercado de criptomoedas foi novamente ajudado por tuítes do fundador da Tesla, Elon Musk. A criptomoeda, que chegou aos US$32 mil no fim de semana, subiu 15% hoje e fechou acima dos US$38 mil. Os juros longos nos EUA recuaram e ampliaram o espaço para a valorização dos papéis de tecnologia.


Prévia da inflação deve desacelerar

Em evento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou hoje que espera crescimento acima do esperado e, com isso, surpresas altistas para a inflação. Os investidores acompanharão amanhã uma nova participação dele, em evento do BTG Pactual às 10h00.

Na agenda econômica de amanhã, o destaque será o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15, IPCA-15, prévia da inflação oficial do Banco Central, de maio. O índice deve desacelerar, de 0,60% em abril para 0,51%, segundo a LCA Consultores. Contudo, o acumulado em 12 meses subirá de 6,17% para 7,34%, estima a consultoria. O dado deve reforçar os temores de uma alta mais forte nos juros básicos, a chamada taxa Selic. Hoje, o Relatório Focus mostrou que as estimativas do mercado para o IPCA deste ano já estão em 5,24%. A projeção está praticamente no teto da meta do Banco Central, de 5,25%.

No Congresso, as atenções estarão na votação do relatório da Reforma Administrativa na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e nas discussões sobre a Reforma Tributária. Além disso, estará no radar dos investidoresa discussão sobre a prorrogação do auxílio emergencial diante de sinais de demora na vacinação.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Ibovespa tem segundo maior pregão da história com Magazine Luiza e Banco Inter

Banco Central vê “surpresas altistas” na inflação, diz Roberto Campos Neto

XP lança primeiro ETF ligado ao Nasdaq 100, de olho em techs

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais