TC Mover
Mover

Ibovespa volta aos recordes; no radar, Livro Bege, Jerome Powell, PMI, Payroll, reformas, apagão: Espresso

Postado por: TC Mover em 28/05/2021 às 20:19
Ibovespa e bolsas dos EUA sobem

São Paulo, 28 de maio – Demorou, mas o Ibovespa voltou aos recordes, acompanhando a tendência das bolsas globais. Depois de vários pregões perto da máxima histórica, o principal índice da bolsa brasileira superou a barreira dos 125 mil pontos, garantindo um ganho de mais de 2% na semana. A alta chegou a superar 5% em maio, caminhando para o terceiro mês seguido de alta, a melhor sequência mensal desde julho.


Petrobras e ânimo das bolsas internacionais contribuíram com o Ibovespa

Ajudaram o Ibovespa a decolar as ações da Petrobras e a continuidade do rali das bolsas americanas. Elas terminaram o pregão com ganhos modestos, mas perto também de suas máximas históricas. A retomada econômica nos EUA e o anúncio de novos pacotes de estímulos animaram os investidores americanos.

Os índices Dow Jones Industrials e S&P500, que tiveram hoje o último pregão de maio devido ao feriado do Memorial Day na segunda-feira, também garantiram alta na semana, revertendo duas semanas de queda e ainda o quarto mês seguido de alta. Em maio, esses índices foram puxados pelas ações de empresas ligadas à reabertura da economia em meio ao avanço da vacinação, que já atinge 51% da população americana.

O índice Russell 2000, que acompanha as ações de empresas de menor porte, encerrou maio em alta, o oitavo mês seguido de ganhos, o que não acontecia desde 1995, refletindo também a perspectiva de retomada da economia americana, que costuma beneficiar as pequenas companhias. Já o Nasdaq, afetado pela queda das ações de tecnologia em meio à rotação das carteiras dos investidores, teve a primeira queda mensal em sete meses.


Junho começará com feriados e dados econômicos importantes

A força das bolsas será colocada à prova no próximo mês. A primeira semana de junho, mais curta com feriado segunda nos EUA e quinta no Brasil, de Corpus Christi. Além disso, a agenda econômica terá o Livro Bege, os índices dos gerentes de compras, os PMIs da indústria e dos serviços, os dados de emprego americano do Payroll de maio. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, fará discurso em evento sobre mudanças climáticas.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover


Leia também

Resumo da Semana: Azul (AZUL4), real digital, Aeris (AERI3)

Calendário Econômico: PIB, PMI, emprego, Livro Bege, feriado

Risco de crise hídrica derruba ações das elétricas

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais