TC Mover
Mover

Ibovespa crava sexto recorde embalado por bancos e varejo

Postado por: TC Mover em 07/06/2021 às 18:55
Ibovespa teve sexta alta consecutiva

São Paulo, 7 de junho – O Ibovespa engatou o sexto recorde de fechamento consecutivo e a oitava valorização seguida, no maior ciclo de altas desde 26 de fevereiro de 2018. O indicador fechou esta segunda-feira, 7, com ganho de 0,50%, para 130,7 mil pontos.


Expectativa de avanço de reformas animou investidores e ajudou na alta do Ibovespa

No pregão, o Ibovespa bateu também uma nova máxima histórica intradiária, aos 131,1 mil pontos. A expectativa pelo avanço de reformas estruturais, após falas do presidente da Câmara, Arthur Lira, e a perspectiva de retomada econômica animaram os investidores.

“O mercado está reprecificando os dados positivos do PIB na semana passada e hoje o Ministério da Economia divulgou uma balança comercial com um superávit muito bom. É uma continuidade da perspectiva de crescimento da economia”, avalia Carlos Daltoso, chefe de renda variável da corretora de pesquisas Eleven. A balança comercial ficou superavitária em US$2,43 bilhões na primeira semana de junho.

Já Lucas Collazo, especialista em investimentos da Rico Investimentos, lembra que o Ibovespa abriu em queda, mas passou a subir, “com os protagonistas na virada do jogo sendo nomes do setor bancário, como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil”. Segundo ele, “quem marcou ‘gol contra’ na performance do dia foram as companhias ligadas a commodities, em especial, Petrobras e Vale”.


Bancos são principal porta de entrada para investidores estrangeiros, segundo analista

Para Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora, o setor bancário é a principal porta de entrada dos investidores estrangeiros na bolsa brasileira por conta da ampla liquidez.

“Além disso, as ações ligadas aos setores domésticos, como o caso do varejo, também ajudam neste movimento de alta [do Ibovespa] com mais uma revisão positiva do PIB dada no Relatório Focus”, acrescentou. As projeções para o crescimento da economia brasileira em 2021 subiram, pela sétima semana, de 3,96% para 4,36%. Para 2022, de 2,25% para 2,31%.

Na ponta positiva do Ibovespa, em pontos, Itaú (ITUB4), Natura (NTCO3), Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3) foram os destaques de alta. Na negativa, Vale (VALE3) e a siderúrgica CSN (CSNA3), impactadas pela queda do preço do minério, além das petroleiras Petrobras (PETR3 e PETR4) e PetroRio (PRIO3), com recuo da cotação do petróleo.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Cintia Thomaz e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Arthur Lira definirá relatores da Reforma Tributária nesta semana

Deputado Arthur Maia será o relator da Reforma Administrativa

Relatório Focus vê PIB de 2021 acima de 4% pela primeira vez

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais