TC Mover
Mover

Ibovespa sobe com Petrobras; no radar, emprego e incentivos nos EUA: Espresso

Postado por: TC Mover em 01/10/2020 às 19:35

O Índice Bovespa se recuperou no fim do pregão e fechou esta quinta-feira, 01, em alta. As ações da Petrobras e a decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir a venda das subsidiárias da estatal sem novo aval do Congresso impulsionaram o Ibovespa.

 

 

A decisão final saiu depois do fechamento e as ações da Petrobras continuaram em alta no pós-mercado, sinal de que a valorização pode continuar na sexta-feira. A votação do Supremo deve também servir de precedente para outras estatais, como a Eletrobras, o que favorece o esforço do governo de reduzir o tamanho do Estado e atrair mais capitais para o país.

O puxadinho caiu


Já as preocupações com o equilíbrio fiscal no próximo ano diminuíram um pouco com comentários de que o Congresso poderia apoiar um novo imposto para bancar o Renda Cidadã, deixando de lado a proposta de usar recursos de precatórios e da educação básica.


Não se sabe se esse novo imposto seria o sobre transações digitais, espécie de CPMF, que o ministro Paulo Guedes defende, ou outro, mirando setores que sofreram menos com a crise ou que impactem menos o eleitorado, como os bancos, suspeitos de sempre.

Negociação difícil

 

 

 

No exterior, o movimento das bolsas foi inverso, com os índices americanos perdendo a força no fim do dia diante da falta de acordo para um novo pacote de ajuda no Congresso. 

 

 

O petróleo em forte queda também ajudou a segurar o mercado, assim como a cautela com os dados de emprego americano que saem amanhã. A volta da pandemia na Europa também estará no radar. 

 

 

No Brasil, a Anvisa anunciou que deu início às primeiras análises para o registro da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

 

Imagem: Nathália Reiter

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis