Ibovespa sobe em dia sem EUA; no radar, Copom, Yellen, balanços: Espresso

São Paulo, 18 de janeiro – O Ibovespa fechou em alta na sessão desta segunda-feira, em dia de feriado nos Estados Unidos, que reduziu a liquidez por aqui. O mercado já opera de olho na decisão do Comitê de Política Monetária, Copom, do Banco Central na quarta-feira, que tem seu primeiro dia de reunião amanhã.
A liberação da Anvisa para início da vacinação no Brasil ajudou a manter o bom humor na sessão, apesar das dificuldades de logística que surgiram ao longo do dia. O exercício de opções sobre ações movimentou R$21,4 bilhões e ajudou a sustentar o Ibovespa em território positivo.
Taxa de rejeição ao governo aumenta pela primeira vez desde julho
Hoje, a XP/Ipespe divulgou pesquisa de avaliação do governo Jair Bolsonaro, que registrou aumento na rejeição. Foi a primeira vez, desde julho, que a avaliação negativa do presidente superou a positiva.
As eleições para o Congresso também seguem no radar, após confirmação hoje do pleito para o dia 1° de fevereiro de forma presencial, enquanto as discussões sobre auxílio emergencial entre os candidatos se mantêm.
Balanços e sabatina de Yellen no Senado marcam agenda americana
Amanhã, os Estados Unidos trazem balanços do Bank of America e Goldman Sachs antes da abertura dos mercados. Depois do fechamento, destaque para os resultados do quarto trimestre da Netflix. Ainda por lá, o Senado amanhã realiza sabatina com a indicada pela equipe do presidente eleito Joe Biden para liderar o Tesouro americano, Janet Yellen.
A Alemanha divulga o Índice de Preço ao Consumidor, IPC, de dezembro e o índice ZEW de percepção econômica, assim como a União Europeia, que traz ainda o saldo de conta corrente mensal de novembro. A China divulgará, à noite, a taxa Prime de um ano. Por aqui, sai a segunda prévia do Índice Geral de Preços de Mercado, IGP-M, de janeiro pela manhã.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover
Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine o Mover Pro.

Balanços e bateria de dados nos EUA dominam pregão; Orçamento no radar: Espresso
A quinta-feira começa com apetite por risco no exterior em meio a uma rodada de balanços de gigantes americanos. Confira!

Calendário Econômico: Inflação, serviços, varejo
O Calendário Econômico desta quinta-feira destaca inflação do IGP-10, a pesquisa de serviços brasileiros e as vendas do varejo dos EUA

Magazine Luiza cai mesmo após compra da plataforma Jovem Nerd
Apesar da compra da plataforma Jovem Nerd, ação do Magazine Luiza caiu 0,36%, por realização do lucro de ontem, segundo analistas. Confira!