TC Mover
Mover

Ibovespa sobe mais de 1% com estímulos e PEC no radar

Postado por: TC Mover em 10/03/2021 às 17:41
Ibovespa

São Paulo, 10 de março – O Ibovespa passou a registrar uma alta firme perto da reta final dos negócios, após a Câmara americana aprovar o pacote de estímulos de US$1,9 trilhão. No campo doméstico, foi bem vista a vitória do governo em derrubar um destaque do PT que queria acabar com as proibições que estados e municípios poderão adotar se suas despesas correntes chegarem a 95,00% da receita corrente.


Vacinação e queda dos yields também contribuem para alta do Ibovespa

O mercado também passou a avaliar como o menor dos males o acordo proposto pelo governo para manter progressões e promoções na carreira de servidores. Havia o receio de que a Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC Emergencial, fosse totalmente desidratada na votação do segundo turno da Câmara, que ainda ocorre.

A sanção, pelo presidente Jair Bolsonaro, do projeto que permite a compra pelo setor privado de vacinas contra a Covid-19 contribui para o humor. O presidente falou que espera 400 milhões de doses até o fim do ano. A queda dos yields dos Treasuries, rendimentos dos títulos do governo americano, é outro fator que estimula as compras de ações. Perto das 17h40, o Ibovespa subia 1,23% a 112,6 mil pontos.

B3 (B3SA3) e Magazine Luiza (MGLU3) recuperam perdas

Na ponta positiva, estão a varejista Magazine Luiza (MGLU3) e a B3 (B3SA3), que recuperam perdas de segunda-feira. Elas são seguidas pela Petrobras (PETR3 e PETR4), que avança em dia de alta do petróleo. Outras varejistas, caso da Via Varejo (VVAR3) e Lojas Renner (LREN3), também avançam com a aprovação da PEC em primeiro turno, que libera nova rodada do auxílio.

Papéis atrelados ao turismo, como Embraer (EMBR3), CVC (CVCB3) e Gol (GOLL4) estavam entre as maiores valorizações percentuais do dia, na esteira do anúncio de vacinas no país e nos Estados Unidos. O governo americano comprará mais 100 milhões de doses da vacina da Johnson.

Na ponta negativa, seguia a Vale (VALE3), que reflete a queda do minério. As exportadoras Suzano (SUZB3), JBS (JBSS3) e Klabin (KLBN11), que perdem com o recuo do dólar, também caem.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Mercado estranha leilões do BC no câmbio e vê atuação por Copom

Governo propõe acordo para desidratar gatilho em PEC Emergencial

Especial: Governo exerce maioria e aprova PEC Emergencial sem mudanças

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais