Mover

Ibovespa sobe pela quarta semana; no radar, PMIs, emprego EUA, Congresso: Espresso

Postado por: TC Mover em 27/11/2020 às 20:00

São Paulo, 27 de novembro – O Índice Bovespa fechou a semana invicto, sem um único pregão de baixa, completando assim a quarta semana seguida de ganhos, com mais de 4% de alta. Faltando um pregão para o fim do mês, o principal indicador do mercado acionário brasileiro acumula ganho de 17,76% em novembro, maior alta mensal desde outubro de 2002, quando subiu 17,92%. 

Boa parte desse impulso veio das compras de estrangeiros que, em novembro, já trouxeram R$30,0 bilhões para a bolsa brasileira, no melhor mês da história. Há um processo de ajuste das carteiras após a definição da eleição nos Estados Unidos e dos avanços das vacinas contra o coronavírus que aumentam o apetite por ações de crescimento e de commodities. A forte entrada deste mês reduziu o atraso da bolsa brasileira em relação aos índices americanos e fez o saldo negativo dos estrangeiros do ano cair para R$35,28 bilhões.

 Eleição municipal, PMI, votação no Congresso

Na próxima semana, virada de mês, os destaques serão os indicadores econômicos, começando com os índices de gerentes de compras, os PMIs. Saem também os dados de emprego americanos e o Livro Bege. Aqui o destaque será a Produção Industrial e o PIB. 

O grande destaque, porém, será a repercussão do segundo turno das eleições municipais e a retomada dos trabalhos do Congresso, bem como as notícias sobre vacinas e sobre a segunda onda do vírus também no Brasil. 

Na agenda política, o Senado pode votar os marcos do Gás e Ferrovias. Na Câmara, fica no radar o Marco da Cabotagem e a autonomia do Banco Central. No Congresso, com chances baixas, podem ser pautados os vetos ao Marco do Saneamento.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais