Mover

Ibovespa tem recuperação; no radar, Petrobras, Eletrobras, IPCA-15

Postado por: TC Mover em 23/02/2021 às 20:45
ibovespa - Petrobras

São Paulo, 23 de fevereiro – As bolsas oscilaram bastante ao longo do dia, com o Ibovespa recuperando parte das perdas de ontem. O Dow Jones e o S&P500 zeraram os prejuízos perto do fechamento. O começo do dia foi bastante negativo em Nova Iorque, com forte realização de lucros em empresas de tecnologia levando o Nasdaq a perder cerca de 3%. Os índices americanos se recuperaram diante das declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em depoimento no Senado.

Powell tranquilizou os investidores em relação à esperada alta da inflação. Além disso, ele reduziu os temores de uma retirada mais rápida dos estímulos monetários. As declarações do líder da maioria no Senado, o democrata Chuch Schumer, de que pretende aprovar o pacote de US$1,9 trilhão de ajuda para a economia até 14 de março, e de que os senadores pretendem aprovar um projeto fortalecendo o setor de tecnologia americano para fazer frente às práticas injustas da China, favoreceram a recuperação dos preços. No fim do dia, o Dow Jones Industrials, que chegou a cair mais de 1%. Contudo, fechou em alta de 0,05% enquanto o S&P500 ganhou 0,13%. O Nasdaq ainda fechou em queda, de 0,50%, mas bem perto da máxima do dia.


Governo busca compensar desgaste com troca de comando da Petrobras

No Brasil, governo e Congresso buscam compensar o desgaste provocado pela demissão do presidente da Petrobras e as críticas do presidente Jair Bolsonaro à política de preços da empresa. Novos anúncios de privatizações, como da Eletrobras ou dos Correios, promessas de ajustes fiscais e mais afagos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, podem ser esperados. O mercado vê, porém, com cautela as promessas e aguarda avanços concretos, especialmente no Congresso, que já ameaça adiar a discussão da PEC dos Gatilhos.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Bolsonaro afaga Guedes, elogia Luna e quer previsibilidade na Petrobras (PETR4)

Dalio recomenda investir em ações do Brasil, México, Japão e evitar dólar

Especial: Para Reach, ingerência de Bolsonaro vai impactar caixa e desinvestimentos da Petrobras (PETR4)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais