IGP-M desacelera, mas crise hídrica continua pesando - TC
TC Mover
Mover

IGP-M: Inflação do aluguel desacelera, mas crise hídrica continua pesando

Postado por: TC Mover em 30/08/2021 às 15:28
IGP-M: inflação do aluguel

Rio de Janeiro, 30 de agosto – O Índice Geral de Preços de Mercado, que também serve de indicador para o aluguel, desacelerou em agosto frente ao mês de julho. Mas a piora da crise hídrica continua pesando, especialmente com a expectativa de um novo reajuste do preço da energia em setembro. Os dados divulgados nesta segunda-feira, 30, são da Fundação Getúlio Vargas.

Segundo a FGV, o IGP-M variou 0,66% neste mês, contra 0,78% em julho. Com esse resultado, o índice acumula alta de 31,12% em 12 meses e 16,75% em 2021. Ainda assim, o indicador ficou abaixo do consenso, que previa um avanço mensal de 0,80%.

Crise hídrica

O coordenador dos Índices de Preços, André Braz, afirma que a crise hídrica é o principal fator de pressão sobre o indicador. “Se não fosse a crise hídrica, o IGP-M apresentaria desaceleração mais forte. No IPA [Índice de Preços ao Produtor Amplo], culturas afetadas pela estiagem, como milho e café, registraram forte avanço nos preços. No âmbito do consumidor, o preço da energia, para a qual é esperado novo reajuste em setembro, registrou alta de 3,26%, sendo a principal influência para a inflação ao consumidor”, destacou.

Outros índices de inflação

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, IPA, variou 0,66% em agosto, ante 0,71% em julho. Na análise por estágios de processamento, a taxa do grupo ‘bens finais’ subiu 2,22% em agosto. Em julho, o índice havia variado 1,08%. A principal contribuição para esse resultado veio do subgrupo dos alimentos in natura, que passou de queda de 1,14% para alta 8,28%.

Já em relação ao Índice de Preços ao Consumidor, IPC, houve um crescimento de 0,75% em agosto, ante 0,83% em julho, impulsionado pela nova alta da energia elétrica, que subiu 3,26% no mês. O Índice Nacional de Custo da Construção, por fim, variou 0,56% em agosto, ante 1,24% em julho.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Guilherme Dogo e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover


Leia também

BTG Pactual recomenda compra da SmartFit (SMFT3), na esteira da recuperação de serviços

Vibra Energia (BRDT3), ex-BR, anuncia acordos para fundo imobiliário e comercialização de etanol

Ibovespa futuro procura rumo, enquanto dólar e DIs sobem; IGP-M desacelera: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais