Indústria brasileira tem maior crescimento em cinco meses - TC
TC Mover
Mover

Indústria brasileira tem maior crescimento em cinco meses

Postado por: TC Mover em 02/08/2021 às 14:39
Indústria brasileira cresce em julho

São Paulo, 2 de agosto – A indústria brasileira atingiu o maior crescimento em cinco meses, com as empresas buscando recompor os estoques por meio de compras de mais matérias-primas e aumentando os volumes de produção. Isto foi o que apontaram os dados da pesquisa Índice de Gerente de Compras, PMI, na sigla em inglês, divulgada nesta segunda-feira, 2.

As companhias do setor industrial se beneficiaram também de demandas mais robustas de novos negócios, ampliando a contratação de novos trabalhadores.

De acordo com a IHS Markit, o PMI industrial subiu para 56,7 pontos em julho, ante 56,4 pontos em junho, maior recorde em cinco meses, com todas as áreas registrando crescimento. O sub-índice de estoques de bens finais aumentou pelo quarto mês consecutivo e no ritmo mais rápido da história da pesquisa em mais de 15 anos.

Demanda por matéria-prima aumenta na indústria brasileira

Segundo o IHS Markit, com o aumento de pedidos, os empresários da indústria brasileira adquiriram matérias-primas adicionais em meio ao período de compra ocorrendo na taxa mais forte até agora em 2021.

Ainda assim, a escassez global de insumos e a desvalorização do real colocaram mais pressão sobre as taxas de inflação, com um aumento significante nos custos de insumos e no aumento de preços da produção.

Criação de empregos desacelera, mas continua acentuada

Enquanto isso, a criação de empregos foi estendida até julho. A taxa de crescimento do indicador de emprego diminuiu em relação a junho, mas permaneceu acentuada em comparação aos padrões históricos.

A pesquisa apontou que a indústria brasileira espera que a retomada da demanda continue, com a crescente cobertura de vacinas, sustentando as projeções otimistas para o índice de produção em 2022. O nível geral de sentimento positivo permaneceu elevado, mas caiu para o nível mais baixo em quatro meses.

Texto: Cíntia Thomaz
Edição: Guilherme Dogo e Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

Vieira: Esforço pela pauta econômica deve permitir progressos

PMI industrial dos EUA renova máxima em julho

B3 divulga primeira prévia do Ibovespa para setembro-dezembro

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais