TC Mover
Mover

Indústria volta a crescer em maio após três quedas

Postado por: TC Mover em 02/07/2021 às 11:56
alta na produção da indústria

São Paulo, 2 de julho – Após três tropeçadas, a indústria voltou a crescer em maio, com avanço de 15 das 26 atividades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Isso coloca a produção industrial no mesmo patamar de fevereiro de 2020, antes da pandemia.

A indústria cresceu 1,40% em maio frente a abril, mas o dado veio levemente mais baixo do que o consenso do TC, que estimava alta de 1,70%. Na comparação com maio do ano passado, no auge da pandemia, o crescimento é bem mais vigoroso, com a avanço de 24,0%. Já no acumulado do ano, a produção industrial subiu 13,10%.

Alimentos e petróleo puxam produção da indústria

Entre as atividades pesquisadas, tiveram destaque a de produtos alimentícios, que cresceu 2,90%; a de derivados de petróleo, com avanço de 3,0% em maio; e a das indústrias extrativas, que subiu 3,0%, no terceiro mês seguido de crescimento.

O gerente de pesquisa do IBGE, André Macedo, ressalta que o resultado positivo da indústria em maio não significa uma reversão do acumulado negativo dos meses de fevereiro, março e abril. Segundo ele, “muito desse comportamento de predominância negativa nos últimos meses tem relação direta com o recrudescimento da pandemia no início de 2021, que trouxe desarranjo para as cadeias produtivas”. Macedo cita como problemas para o setor industrial o desabastecimento de matéria-prima e o encarecimento dos custos de produção.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Guilherme Dogo e  Letícia Matsuura
Arte:  TC Mover


Leia também

Payroll indica retomada de empregos e anima Nova Iorque

Payroll de junho guia mercados; petróleo, produção industrial no radar: Espresso

Calendário Econômico: Payroll, produção industrial, veículos

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais