Mover

Indústria brasileira decepciona em fevereiro e produção recua pela primeira vez em nove meses

Postado por: TC Mover em 01/04/2021 às 11:15

São Paulo, 1 de abril – Puxada pela indústria de bens duráveis, a produção industrial brasileira decepcionou e recuou 0,70% em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. O consenso TC apontava uma alta de 0,50% para a indústria brasileira. A queda veio após nove meses seguidos de alta, período que o índice acumulou elevação de 41,90%. Já na comparação com fevereiro do ano passado, o dado apresentou crescimento de 0,40%.


Quase todos os segmentos da indústria brasileira registrou queda

Cinco categorias das seis analisadas pelo IBGE tiveram queda em comparação com janeiro. Destacam-se a indústria de bens duráveis, com recuo de 4,60%, bens de capital, com queda de 1,50%, e bens de consumo, caindo 1,10%.

Ainda de acordo com o instituto, 14 dos 26 ramos pesquisados tiveram variações negativas, em especial veículos automotores, reboques e carrocerias, e indústrias extrativas, que tiveram queda de 7,20% e 4,70% em fevereiro, respectivamente. Na ponta positiva, indústria de produtos químicos e máquinas e equipamentos, que apresentaram crescimento de 3,30% e 2,80%, respectivamente.


Resultado interanual mostra que indústria continua em “ciclo de expansão”, diz Mansano

Enquanto, no comparativo interanual, a produção da indústria brasileira cresceu 0,40%, a indústria de bens de capital avançou 16,1%. Para a economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, “isso denota expectativa positiva para o consumo nos próximos meses, e indica também que o setor industrial no país continua no ciclo de expansão”.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Apetite por risco marca início de mês; no radar, PMI e produção industrial: Espresso

Calendário Econômico: PMI, seguro-desemprego, Opep

Bolsas americanas fecham trimestre em alta de olho em Biden, Payroll e Opep: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais