TC Mover
Mover

Inflação nos EUA e no Brasil, Orçamento, CPI da Pandemia dominam pregão: Espresso

Postado por: TC Mover em 09/04/2021 às 9:37

São Paulo, 9 de abril – O pré-mercado americano começa a sexta-feira sem direção única, depois dos novos recordes diário e intradiário do índice S&P500. O Índice Dólar DXY mostra avanço. Também sobem os rendimentos dos títulos de dez anos do Tesouro dos Estados Unidos. Hoje os indicadores de inflação são o destaque global.


IPP forte pode puxar os juros longos nos EUA

Os Estados Unidos divulgam logo mais o indicador de março de preços ao produtor, o PPI. Apesar da visão benigna do Federal Reserve, que não vê aquecimento preocupante da inflação em meio à retomada forte da economia, um PPI mais forte pode aumentar as preocupações com a escalada de preços e puxar os juros longos.

Mais cedo, na China, a inflação veio acima do consenso tanto nos índices de preços para o produtor – puxados pela variação das commodities – como para o consumidor, o que reforça o temor de normalização da política econômica no país asiático.

As bolsas europeias também operam mistas: a produção industrial alemã decepcionou com queda inesperada em fevereiro, embora as exportações tenham superado o consenso. Já o petróleo opera em queda.


Inflação brasileira veio acima da meta da inflação

No Brasil, a inflação de março também é o destaque, com a divulgação dos indicadores econômicos mais aguardados na semana. No caso do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, acelerou para de 0,93% em março na base mensal. O acumulado em 12 meses ficou acima do teto da meta do Banco Central para o ano, 6,10%.

O Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, teve alta de 0,50% na primeira prévia de abril. O resultado veio bem abaixo do consenso de 1,91%, e ajuda a aliviar os temores de descontrole inflacionário.

Outro destaque é a rodada final da Infra Week, com cinco terminais portuários em disputa. A manhã é carregada de pronunciamentos de autoridades da área econômica. O ministro da Economia, Paulo Guedes, fala às 12h no Brazil Investment Forum do Bradesco BBI. Antes, às 11h, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de live da XP e da InfoMoney. Fabio Kanczuk, diretor de Política Econômica do Banco Central, estará em evento do Goldman Sachs. Ontem, Kankzuc descartou que haja risco de dominância fiscal e antecipação de aumento da taxa Selic por riscos fiscais: estimou o aumento de maio em 0,75 ponto percentual, para 3,50% ao ano.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Inflação, Infra Week, JHSF

Bolsas sobem com Jerome Powell; no radar, inflação, Infra Week, Orçamento: Espresso

Jair Bolsonaro vai sancionar Orçamento com vetos, diz Arko

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais