Mover

Inflação segura bolsas; no radar, varejo dos EUA, China, Orçamento, serviços: Espresso

Postado por: TC Mover em 14/04/2021 às 20:13
Inflação nos EUA, Orçamento no Brasil

São Paulo, 14 de abril – Dados de atividade e inflação mais fortes nos Estados Unidos estragaram o que prometia ser mais um dia de rali das bolsas americanas. Os números do Livro Bege do Federal Reserve divulgados à tarde trouxeram boas notícias, tanto de consumo e produção, quanto de emprego. Mas também mostraram um aumento de preços que despertou a preocupação dos investidores, que temem que uma alta maior da inflação leve o banco central americano a antecipar a retirada dos estímulos à economia.

 

Temor com inflação nos EUA freia índices acionários

O balde de água fria da inflação veio depois de o S&P500 bater novo recorde de pontos, e fez o índice fechar em queda. Ao lado do S&P500, Nasdaq também afundou, pressionados pelas ações de tecnologia. O Dow Jones Industrials ainda conseguiu manter uma pequena alta e contabilizou mais um discreto recorde de fechamento. Entretanto, mas sem o vigor demostrado pela manhã, quando os primeiros lucros divulgados por grandes bancos americanos impulsionaram os índices em Nova Iorque.

Os investidores contabilizaram também as declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que em evento em Washington afirmou que a recuperação da economia ainda está longe e que, portanto, a alta dos juros não virá este ano, ainda mais com riscos de novas ondas da pandemia por novas cepas do coronavírus. Powell afirmou ainda que uma redução das recompras de títulos será gradual, como foi na crise de 2008, e virá bem antes dos juros, mas divulgada com bastante antecedência. Os juros longos chegaram a subir, mas fecharam estáveis, com o rendimento do Treasury de dez anos em 1,63% ao ano. O dólar caiu, e o índice DXY fechou em baixa de 0,2%.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Especial: Entenda porque Arthur Lira e Centrão se colocam como entraves ao aumento de gastos

Especial: Rotação e juros prejudicam ação da Westwing desde IPO, diz Andres Mutschler

Mansano: Inflação no radar de investidores e consumidores

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais