Investidores investiriam até 25% do patrimônio em ações estrangeiras, segundo pesquisa da XP

São Paulo, 21 de outubro – A mudança no Regulamento para Listagem de Emissores e Admissão à Negociação de Valores Mobiliários, permitindo investidores pessoas físicas negociarem em Brazilian Depositary Receipts, BDRs, foi recebida com animação. A maioria dos investidores que participaram da pesquisa do grupo XP, que reúne as corretoras XP Investimentos, Rico e Clear, negociariam até 25% de seu patrimônio em ações estrangeiras.
O estudo mostra que os papéis tecnológicos são os mais procurados, atraindo 86% dos investidores. A Amazon, Apple, Alphabet, que é dona do Google, Microsoft, Facebook e Tesla são empresas que se destacam. Quase 40% dos investidores se interessaram pelo setor farmacêutico, enquanto 37,4% se interessaram nos bancos e instituições financeiras e 36,6% em energia.
BDR liberado aos investidores de varejo
Os investidores de varejo poderão negociar em ações estrangeiras por meio de BDRs a partir desta quinta-feira, 22, ou seja, sem precisar transformar moeda e enviar ao exterior. A negociação acontecerá pela B3.
A nova regra da Comissão de Valores Mobiliários, CVM, que deu acesso aos ativos do exterior a esses investidores entrou em vigor em 1 de setembro. Antes, somente aqueles com mais de R$1 milhão em patrimônio, os chamados investidores qualificados, podiam comprar as ações.
O que é BDR?
Os Brazilian Depositary Receipts, BDRs, são recibos de ações estrangeiras custodiadas por um banco no exterior. O valor do recibo acompanha a cotação da moeda e do papel nas bolsas estrangeiras. O BDR garante os mesmos direitos aos compradores de ação no país do papel, como o dividendo.
Migração de investimentos
A taxa básica de juros, a famosa Selic, entrou em queda-livre, caindo nove vezes consecutivas e, enfim, estacionando nos 2% ao ano. A manutenção dos juros pelo Comitê de Política Monetária, Copom, na última reunião e a perspectiva de manter a política de juros baixos por tempo indeterminado contribuiu para a migração de investimento da renda fixa para a variável.
O número de investidores pessoas físicas na bolsa ultrapassou 3 milhões em setembro. A marca correspondeu um aumento de 3,63% em relação a agosto e 82,37% comparado ao final de 2019.
“O acesso a oportunidades de investimento antes restritas aos investidores qualificados significa que todos os brasileiros poderão agora investir em empresas globais e diversificar seus investimentos para além das fronteiras do país, se beneficiando das mais de 600 opcões de BDRs já listadas na B3, além das que ainda estão por vir”, defende o estrategista-chefe e Head de Research na XP, Fernando Ferreira.
Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

Sena: Como ler notícias do mercado financeiro de forma eficiente
Antes de ler as notícias, você deve ter seu próprio método de tomada de decisões em vigor. Leia mais na coluna da Karine Sena.

JPMorgan recomenda vender real e outras moedas de países emergentes
JPMorgan rebaixou recomendação para moedas emergentes para venda, por ver poucas oportunidades ligadas à retomada da economia mundial

Presidente da Câmara nega que vai sancionar o Orçamento de 2021
Presidente da Câmara desmentiu informação de que poderia sancionar o Orçamento de 2021 para resolver impasse em torno da proposta