IPCA tem maior alta desde 2002; alimentos e transporte puxam inflação

São Paulo, 06 de novembro – O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, considerado o índice oficial da inflação pelo Banco Central, subiu 0,86% em outubro, a maior alta para o mês desde 2002. Em setembro, o índice havia subido 0,64%. A alta dos alimentos e do transporte puxaram a inflação do mês.
No acumulado do ano, o IPCA já subiu 2,2% e em 12 meses, o índice acumulou alta de 3,92%, abaixo da meta de inflação do BC para este ano, de 4,0%, mas acima da meta do ano que vem, que será de 3,75%. Em outubro do ano passado, o IPCA aumentou 0,10%, bem abaixo do dado divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.
Alimentação e transporte somam 70% da alta do IPCA
O IPCA é calculado de acordo com os preços de um conjunto de produtos e serviços mais consumidos pelas famílias de renda entre 1 e 40 salários-mínimos. Os preços são coletados entre os dias 1º e 30 ou 31 de cada mês.
Os alimentos e as bebidas são o grupo que lidera o ranking de preços de outubro, com aumento de 1,93% e impacto de 0,39 ponto percentual no IPCA do mês. Em seguida, estão os artigos de residência, que subiram 1,53%, mas tiveram pouco impacto na inflação, 0,06 ponto. Já os transportes passaram a custar em média 1,19% a mais em outubro. Juntos, alimentação e transporte são responsáveis por mais de 70% do impacto do IPCA, segundo o IBGE.

Alguns dos alimentos para consumo no domicílio aumentaram o preço em outubro com menos intensidade que em setembro. O arroz subiu 13,36% e o óleo de soja, 17,44% em outubro. No mês anterior, as altas foram de 17,98% e 27,54%, respectivamente. Alguns alimentos reduziram o preço, como a cebola, com -12,57%, e a cenoura, que caiu 6,36%.
O tomate, porém, registrou alta maior que em setembro, passando de 11,72% para 18,69%. A batata-inglesa, que caiu em setembro, aumentou 17,01% em outubro.
Região Norte lidera inflação
O IPCA subiu em outubro nas 16 capitais pesquisadas. As duas capitais com as maiores altas pertencem à região Norte. Rio Branco, capital do Acre, teve inflação de 1,19% e Belém do Pará, 1,18%. São Paulo está na nona posição, com alta de 0,89%.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Nathália Reiter/TC

XP inicia Orizon com compra citando resiliência do setor e ESG
Orizon conta com baixa concorrência e práticas de ESG em seu DNA, disse XP, que iniciou cobertura da companhia com recomendação de compra

Arthur Lira cita PL dos Correios entre “assuntos importantes” que serão retomados
Arthur Lira disse que “assuntos importantes” serão retomados, citando pedido de urgência ao projeto que autoriza privatização dos Correios

Vieira: Acordo do Orçamento fortalece pauta econômica
O acordo do Orçamento preservou emendas parlamentares e, também, garantiu veto presidencial parcial, como queria o ministro Paulo Guedes