Itaú BBA corta projeção do Ibovespa com preocupações fiscais - TC
TC Mover
Mover

Itaú BBA corta projeção do Ibovespa com piora de perspectiva macroeconomia

Postado por: TC Mover em 15/09/2021 às 12:40
Itaú BBA reduz projeção para Ibovespa

São Paulo, 15 de setembro – O Itaú BBA reduziu sua projeção para o Ibovespa ao final deste ano para 120 mil pontos, com preocupações relacionadas à situação fiscal do país e uma perspectiva econômica mais negativa considerando inflação e uma taxa de juros mais alta.

A previsão anterior da casa de análise era de que o principal índice da bolsa brasileira encerrasse o ano em 152 mil pontos. No entanto, para os analistas, há um “crescente desafio de conciliar o Teto de Gastos com o aumento da inflação, aumentos inesperados nas despesas relacionadas a precatórios e a pressão para expandir o Bolsa Família.”

Itaú BBA elevou projeção para taxa Selic e reduziu para o PIB

Na véspera, o Itaú BBA elevou sua projeção para os juros básicos, a chamada taxa Selic. A casa vê a taxa de juros chegando a 9,00% no final do ciclo, também reduzindo sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto, PIB, brasileiro para 0,5% em 2022.

Diante deste cenário, os analistas ajustaram seu portfólio de ações recomendadas reduzindo a exposição a nomes de alto crescimento, migrando para empresas mais defensivas. Neste âmbito, as ações da Magazine Luiza, Bradesco e Méliuz foram removidas da carteira, enquanto as da Weg, Eneva e Energisa foram adicionadas.

Além disso, o Itaú BBA cortou sua previsão de crescimento dos lucros das companhias do Ibovespa no curto prazo de 9,25% para 5,0%. Com o índice em 120 mil pontos, ele estaria negociando a 9,8 vezes seu preço sobre o lucro, o que representa um desconto de 16% em relação à média de 10 anos, segundo os analistas. Perto das 11h00, o Ibovespa recuava 0,56% a 115.532 pontos.

Texto: Peter Frontini
Edição: Karine Sena e Letícia Matsuura
Arte: Mover


Leia também

Paulo Guedes diz que aumento do Bolsa Família é ‘necessário’

Ibovespa cai com minério de ferro na China e projeções revisadas para o Brasil

ADR da Gol dispara após anúncio de acordo com American Airlines

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais