TC Mover
Mover

Itaú eleva projeção do PIB de 2021 para 5,00%

Postado por: TC Mover em 27/05/2021 às 11:14
Itaú eleva projeção do PIB

São Paulo, 27 de maio – O cenário para a economia brasileira continua otimista, segundo analistas do Itaú. Como outras casas de análise, o maior banco do país elevou as projeções para o Produto Interno Bruto, PIB, do Brasil em 2021, tendo em vista o menor impacto econômico da segunda onda da pandemia e a ampliação da vacinação, especialmente no segundo semestre.


Itaú estima crescimento do PIB de 0,60% no primeiro trimestre

Os economistas do Itaú elevaram a projeção do PIB de 4,00% para 5,00% em 2021. O banco projeta que no primeiro trimestre a economia brasileira crescerá 0,60%. O dado oficial do PIB dos três primeiros meses de 2021 será divulgado na próxima terça-feira, 1, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Para o segundo trimestre, o Itaú também elevou a projeção, saindo de contração de 0,10% para crescimento de 0,60%.

Como motivos, o banco vê que a atividade econômica continuou se expandindo, mesmo em meio a novas restrições de mobilidade e crescimento de contágios da Covid-19. Além disso, o Itaú acha que o crescimento expressivo da economia global, com mais demanda pelas commodities, também impulsionará os resultados da economia brasileira.

Os analistas ponderam, no entanto, que há risco de novos recrudescimentos da pandemia; mas, mesmo se acontecerem, o impacto será menor, de acordo com o Itaú. Vacinação mais rápida no segundo semestre será uma forte auxiliar. O banco estima que toda a população acima de 18 anos estará vacinada com ao menos uma dose já em novembro.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Mercado cauteloso espera dados dos EUA; desemprego, fiscal Covid-19 no radar: Espresso

Calendário Econômico: Desemprego, resultado primário, PIB dos EUA

Bolsas oscilam de olho no PIB dos EUA e estímulos; no radar, emprego, fiscal, reformas: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais