Mover

Itaú, Petrobras e Amazon atraem holofotes; mercado repercute jogada de Lira: Espresso

Postado por: TC Mover em 02/02/2021 às 9:45
bolsonaro e congresso - lira

São Paulo, 2 de fevereiro – No dia seguinte da eleição das mesas diretivas do Congresso para os próximos dois anos, o governo terá a chance de fazer um aceno político aos novos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, para acelerar a passagem da agenda econômica.

O ministro da Economia Paulo Guedes deve se aproximar do Lira, do Pacheco e das lideranças partidárias para expor as propostas mais urgentes para tirar a economia do atoleiro em que a pandemia do coronavírus a deixou. Lira e Pacheco contaram com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, o que garantiu para eles uma boa margem na votação.

De passo, o resultado fortaleceu um governo que há apenas uns dias estava com a corda no pescoço. A vitória de Bolsonaro, Lira e Pacheco devem dar motivo ao investidor local e não-residente para estender por mais um dia o rali na bolsa e a queda do dólar. O sinal positivo para os ativos de risco vindo do exterior deve corroborar o sentimento de alívio entre os participantes de mercado na B3.

 

No entanto, a articulação precisa ser mais cuidadosa dessa vez, para evitar os erros cometidos com a antiga gestão do Congresso, que atrapalhou o andamento das reformas e das privatizações. Segundo coluna do O Globo, Lira deve acelerar a discussão da Reforma Administrativa.

Mas, logo no seu primeiro ato como presidente da Câmara, o novo presidente da Câmara cancelou a eleição da mesa diretora e anulou a formação do bloco do principal rival, Baleia Rossi, sob o argumento de que o registro fora feito fora do prazo. A eleição está marcada para as 16h00 de hoje, e o mercado deve repercutir essa, assim como as próximas jogadas de Lira, especificamente o referente à agenda econômica.

Petrobras divulga prévia trimestral de produção e venda

 


Enquanto isso, o cenário corporativo no Brasil se mostra bem movimentado: a Petrobras, negociada na bolsa pelos códigos PETR3 e PETR4, divulgará sua prévia trimestral de produção e vendas, que deve refletir anúncios prévios da estatal de recordes na produção anual total.

O Itaú Unibanco, código ITUB4, deve divulgar suas metas operacionais para o ano após a publicação do balanço do quarto trimestre. Os resultados do maior banco comercial do país vieram em linha com o consenso.

A Intelbras, código INTB3, precifica oferta pública inicial de ações, a Minerva, código BEEF3, conclui a recompra de títulos em dólar no exterior e a BR Distribuidora, código BRDT3, recebe mais uma parcela da dívida que a Eletrobras, código ELET6, tem com a empresa.

O Tesouro Nacional oferta títulos NTN-Bs vincendos em 2026, 2030 e 2055 em leilão no meio da manhã, enquanto o Banco Central faz leilões para rolagem de contratos de swap cambial.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais