Mover

Itaú vê fim da orientação futura da Selic no próximo Copom

Postado por: TC Mover em 14/01/2021 às 17:24
Itaú

São Paulo, 14 de janeiro – A equipe econômica do Itaú acredita que o Comitê de Política Monetária, Copom, do Banco Central vai retirar o chamado forward guidance, ou orientação futura, sobre o rumo da taxa básica de juros, conhecida como taxa Selic.

 

O documento, que aponta o juro básico baixo por um bom tempo, deve ser retirado na reunião de política monetária da próxima semana. O Itaú permanece, porém, convicto de que a Selic será mantida em 2% ao ano no encontro, mesmo com o fim da prescrição.

Para equipe de macro do Itaú liderada por Mário Mesquita, a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, de dezembro, que mostrou inflação em 4,52%, acima do centro da meta de 4,00%, bem como a permanência do dólar alto justificam a retirada do forward guidance.

Itaú acredita que fim da orientação futura trará flexibilidade às ações futuras

Com o fim do instrumento, o Itaú entende que o Copom aumentará a flexibilidade para ações futuras, ouse, para poder subir a taxa Selic, diz o Itaú. “Entendemos, no entanto, que a retirada de tal instrumento não resulta mecanicamente em elevação da taxa de juros no curto prazo, como já destacou diversas vezes o próprio comitê”, acrescenta.

 

O Itaú diz ainda que o momento e o ritmo de elevação da taxa de juros dependerão da evolução da inflação. “No caso de novas surpresas no IPCA ou piora do balanço de riscos, a taxa Selic poderia subir mais cedo. Por outro lado, se houver uma contração da economia ou apreciação mais intensa da moeda já no primeiro trimestre do ano, ajudando assim o processo de desinflação, o início do ciclo de alta poderia ser postergado”, observam.

Altas na Selic tendem a ser positivas para o real, por atraírem, em tese, mais capital ao país. Perto das 17h10, o dólar futuro recuava 1,78% a R$5,209. Os juros futuros, ou DIs, fecharam com quedas em até 12 pontos-base. Apenas o contrato para 2022 subiu 1 ponto-base.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Kariny Leal e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais