TC Mover
Mover

Jerome Powell alivia, mas bolsas oscilam; no radar, estímulos, varejo nos EUA, inflação, Zona do Euro: Espresso

Postado por: TC Mover em 15/07/2021 às 20:39
Jerome Powell e retomada

São Paulo, 15 de julho – As bolsas americanas oscilaram hoje em um dia de maior aversão ao risco, com os investidores avaliando as declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no segundo dia de apresentações no Congresso e dados econômicos indicando que a recuperação do país não é tão linear quanto o esperado.

Os números de pedidos de seguro-desemprego semanais caíram para o menor nível da pandemia e reforçaram a retomada do mercado de trabalho americano. Contudo, os dados de produção industrial frustraram as expectativas, reforçando o quadro traçado no Livro Bege ontem, de problemas nas cadeias de produção e falta de mão de obra limitando a capacidade das empresas e pressionando os preços.

Jerome Powell diz que grande desafio do Federal Reserve é reagir à alta da inflação

Diante desse quadro de retomada irregular, Jerome Powell reforçou a posição do Federal Reserve de esperar mais para reduzir os estímulos mesmo com a alta da inflação registrada nesta semana no varejo e no atacado, tranquilizando o mercado.

Jerome Powell deixou claro, porém, que o grande desafio do banco central americano agora é como reagir a essa alta da inflação, que não pode contaminar as expectativas e nem se prolongar demais e se espalhar. A incerteza do Federal Reserve é reforçada pelo aumento dos casos da nova cepa Delta do coronavírus no Reino Unido, Espanha, Japão e Austrália.

Varejo nos EUA e inflação na Zona do Euro estão no radar dos investidores

A agenda econômica de amanhã terá como destaque os dados de estoques e vendas do varejo nos EUA de junho. A expectativa é de queda menor nas vendas, de 0,4%, ante -1,3% em maio. A Universidade de Michigan divulga a previa da Confiança do Consumidor de julho.

Na Zona do Euro, sai a inflação ao consumidor, o IPC, de junho, que deve se manter estável em 0,3% na base mensal. Também saem a Balança Comercial de maio da Zona do Euro e os registros de veículos novos de junho.

Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Especial: Reforma Tributária deve pesar na conta de luz ao taxar térmicas

Economistas melhoram projeções da economia brasileira, segundo Prisma

Vieira: Pauta econômica retomará impulso após recesso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais