Juros e dólar sobem com tensão política: Espresso - TC
TC Mover
Mover

Juros e dólar sobem com tensão política; Ibovespa futuro aponta para queda: Espresso

Postado por: TC Mover em 08/09/2021 às 9:53
Tensão política estressa curva de juros

A tensão política crescente e mais escancarada com os atos de 7 de Setembro pressionam o dólar e a curva de juros no pregão desta quarta-feira, 8. O real hoje tem o segundo pior desempenho ante uma cesta de pares, na frente apenas da lira turca.

A moeda americana tem elevação de 0,97%, a R$5,237. A curva de juros estressa fortemente, em especial nos contratos mais longos, que sobem 14 pontos-base. Já o Ibovespa futuro aponta para uma queda de quase 1%, aos 117.300 pontos.

Tensão política: mercado aguarda os próximos passos

O discurso do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, na abertura da sessão, às 14h, é aguardado. O ministro deve responder às falas do presidente Jair Bolsonaro nas manifestações de 7 de Setembro.

PSDB e Solidariedade se reúnem nos próximos dias para debater um posicionamento sobre impeachment. Leia mais sobre as reações aos atos do Dia da Independência no Panorama Político.

Para gestores ouvidos pela Mover, o tamanho das manifestações dificulta que essa reação seja com pedidos de impeachment, mas a tensão política parece ainda maior. No Congresso, as pautas do governo podem enfrentar mais resistência, avaliam esses gestores.

Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna

O IGP-DI de agosto apresentou deflação de 0,14% em agosto, contrário ao consenso do mercado, que estimava um leve avanço de 0,08% na comparação mensal. Com o resultado, o índice acumula alta de 15,75% no ano e de 28,21% em 12 meses.

Segundo André Braz, coordenador da FGV, o resultado foi puxado pela queda do minério de ferro no mês, o que aliviou o Índice de Preços ao Produtor.

Empresas

A Via iniciou o programa Via Next, que visa acelerar a transformação digital da companhia com investimentos de R$200 milhões em startups nos próximos cinco anos.

Sem detalhar valores, a Via anunciou investimentos na GoPublic, de softwares de crédito e pagamentos; na Poupa Certo, plataforma de educação financeira; e Byebnk, plataforma de investimentos em criptomoedas e ‘tokenização’. Leia mais no Panorama Corporativo.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição:  Stéfanie Rigamonti
Arte: Mover


Leia também

Especial: Bolsonaro foca em Moraes e aguarda reação dos Poderes

Bolsonaro defende voto impresso e cita diretamente Alexandre de Moraes em discurso na Av. Paulista

El Salvador se torna o primeiro país a adotar o Bitcoin como uma moeda de curso legal

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais