Juros oscilam com liquidez fraca mundo afora, cenário para reformas

A curva de juros brasileira abriu mista nesta segunda-feira seguindo a alta do dólar no exterior e o novo cenário legislativo do país após a posse dos parlamentares e as eleições das mesas diretoras no Congresso, na última sexta-feira. O contrato do DI para 2020 oscilava abaixo dos 6,400%, enquanto a ponta longa acelerava com mais força, com o DI para 2025 subindo três pontos-base.
Mais cedo, a pesquisa Focus cortou a previsão para a taxa Selic de 2019 de 7,00% para 6,50%, mantendo a expectativa para 2020 em 8%.
O dólar futuro negociado na B3 subia 0,49% para R$3,683, seguindo a tendência de alta da moeda americana no exterior. Os pares do real como o rublo russo e o peso argentino também perdiam em relação ao dólar.
O índice futuro, que abriu em alta acima dos 98.000 pontos, passou a cair 0,40% com releituras do mercado sobre os próximos passos na discussão sobre a reforma da Previdência. A vitória de dois nomes apoiados pela administração do presidente Jair Bolsonaro para as presidências da Câmara e do Senado pode ajudar a acelerar o processo, mas a confusão da última sexta-feira envolvendo a vitória do senador Davi Alcolumbre deve colocar alguns empecilhos a mais no início das negociações.
(Foto: Davi Alcolumbre/WikiCommons)