TC Mover
Mover

Mercado cai com China e coronavírus; BCE, IPCA, cautela pré-feriado no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 08/07/2021 às 9:57
Mercado em baixa

São Paulo, 8 de julho – Os índices futuros de Nova Iorque opera em baixa firme, assim como as bolsas europeias, após recordes do S&P500 e do Nasdaq no mercado à vista. O tom suave da ata da mais recente reunião do comitê decisório de juros do Federal Reserve, banco central americano, aliviou o risco de aperto monetário iminente e animou os mercados ontem à tarde.

Hoje o pré-mercado entra em cena novos catalisadores e uma queda acentuada dos rendimentos dos títulos de dez anos do Tesouro americano mostra que os investidores querem proteção. Entrou no radar dos investidores a indicação, pelo governo da China, de que seu banco central vai injetar mais dinheiro nos bancos. Isso foi lido como comprovação de que a recuperação da economia chinesa está perdendo ímpeto.

Já apareceu nos indicadores de junho de atividade industrial e de serviços e é atribuída a uma conjugação de fatores. Entre eles, commodities em alta, consumidores cautelosos e escassez de suprimentos. A ofensiva chinesa contra as “big techs” do país também pesou no fechamento em baixa da Ásia.

Mercado brasileiro tende a ter cautela pela véspera de feriado em São Paulo

A véspera do feriado em São Paulo, que manterá a B3 fechada enquanto as bolsas globais funcionam, impõe cautela extra ao mercado brasileiro. Após dez altas seguidas, minério na China caiu perto de 3%. O petróleo segue em baixa, no cenário de incerteza com o comportamento dos maiores exportadores.

O destaque na agenda é a inflação de junho pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA. Houve desaceleração ante maio, registrando alta de 0,53%. No entanto, o acumulado em 12 meses chegou a 8,35%, mantendo a pressão sobre os juros.

Na agenda de reformas, o Scoop informou que falta de acordo na base aliada para refazer grande parte do projeto do Imposto de Renda pode deixar a votação para depois do recesso, mesmo caso da privatização dos Correios. Os dois esforços concorrem com os trabalhos para aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 antes do recesso. Na CPI da Covid, o tom subiu com a prisão de um depoente e acusação generalizante de corrupção nas Forças Armadas, que fez o Ministério da Defesa soltar nota dura.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: IPCA, leilão, seguro-desemprego

FOMC suave anima bolsas; no radar, emprego nos EUA, IPCA, coronavírus, reformas, CPI da Covid: Espresso

Cronograma da LDO permite aprovação antes do recesso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais