Mover

Mercado digere nova “guinada liberal” do governo à espera de balanço da Petrobras; IPCA-15 no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 24/02/2021 às 9:53
petrobras na bolsa

São Paulo, 24 de fevereiro – Dias depois de intervir na Petrobras, códigos PETR3 e PETR4, e gerar um alvoroço no mercado, o governo do presidente Jair Bolsonaro voltou a acenar para a agenda liberal ontem com o envio da Medida Provisória que trata da privatização da Eletrobras, códigos ELET3 e ELET6, ao Congresso.


MP ajudou a amenizar receios sobre populismo após caso da Petrobras

Bolsonaro enviou ontem ao Congresso a MP da Eletrobras, que trata da privatização da companhia, afirmando que a agenda de desinvestimentos do governo “continua a todo vapor”. O texto permite que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, inicie estudos sobre a desestatização. Além disso, prevê que a União continue com ações preferenciais chamadas de golden shares, que dão direito a veto sobre decisões da empresa. O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que pretende pautar a matéria em Plenário já na semana que vem.

A entrega do texto, que contou com a presença de Bolsonaro, do ministro Paulo Guedes e dos presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, ajudou a amenizar os receios sobre uma guinada populista após a troca de comando na Petrobras por ordem direta do presidente.

Os papéis das duas estatais podem subir novamente após a recuperação de ontem – o recibo de ações da Petrobras em Frankfut subia quase 3% mais cedo. Hoje é dia de balanço da estatal após o fechamento do mercado, o que pode aumentar o otimismo do investidor. O consenso TC prevê um resultado sólido, com lucro líquido na casa dos R$8 bilhões, refletindo a agenda de venda de refinarias e a recuperação da posição de caixa.


IPCA-15 desacelerou para 0,48%, em linha com consenso

O mercado também monitora o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15, IPCA-15, de fevereiro. O índice desacelerou para 0,48%, brevemente acima do consenso de 0,46%. Em 12 meses, a prévia da inflação acumulou alta de 4,57%.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Calendário Econômico: IPCA-15, dívida pública, Powell

Especial: Para Reach, ingerência vai impactar caixa e desinvestimentos da Petrobras (PETR4)

Especial: Traders avaliam positivamente relatório da PEC dos Gatilhos

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais