TC Mover
Mover

Mercado eleva projeção do PIB, mas vê inflação avançando

Postado por: TC Mover em 17/05/2021 às 10:44
Mercado sobe projeção do PIB

São Paulo, 17 de maio – Seguindo melhor cenário observado pelas principais casas de análise, os economistas consultados pelo Relatório Focus voltaram a elevar estimativas para o Produto Interno Bruto do Brasil para 2021. Mas as preocupações do mercado com a inflação continuam, com a sexta elevação consecutiva.


Mercado vê vacinação acelerando a partir deste mês

No boletim divulgado nesta manhã, os economistas estimaram alta de 3,45% no PIB do Brasil para 2021, ante a estimativa de 3,21% há uma semana. A elevação vai em linha com o cenário mais otimista apontado por casas de análise, que também estão subindo as estimativas para o PIB brasileiro.

O jornal Estado de S.Paulo compilou 35 estimativas e registrou que, em média, as projeções do PIB passaram de 3,2% em abril para 3,8% agora em maio. A percepção do mercado é que, apesar de um início lento, a vacinação deve começar a engrenar a partir deste mês, o que ampliará o crescimento econômico.


Economistas projetam inflação de 5,15% em 2021

Porém, o nível da retomada também preocupa na inflação. Isso é refletido nas estimativas do Relatório Focus, que elevou, pela sexta vez, a projeção para a inflação em 2021.

Agora o mercado vê o índice de preços com alta de 5,15%. A meta a ser perseguida pelo Banco Central é 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Portanto, com essa estimativa, a inflação chegaria muito próximo do limite de tolerância do centro da meta, estabelecido em 5,25%.

A estimativa do mercado para a taxa Selic se manteve igual, em 5,50% no fim do ano. Já a projeção do dólar teve leve recuo, passando de R$5,35 para R$5,30.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Cautela abre semana de ata do FOMC; reformas, Eletrobras, CPI da Covid no radar: Espresso

Calendário Econômico: Inflação, Relatório Focus, balanços

As mais lidas da semana: Bitcoin, Jair Bolsonaro, Via (VVAR3)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais