TC Mover
Mover

Mercado misto e commodities em alta; ata do Copom, inflação no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 10/05/2021 às 9:39
Commodities em alta

São Paulo, 10 de maio – Os índices futuros de Nova Iorque iniciam a semana mistos depois do rali de sexta, quando S&P 500 e Dow Jones bateram novos recordes, enquanto as commodities impulsionam a Europa. A decepção com o relatório oficial de empregos de abril, o Payroll, reforçou o argumento do Federal Reserve, o banco central americano, pela manutenção de juros perto de zero e compras de ativos. Mas esse alívio será colocado à prova na quarta-feira, quando os EUA divulgam a inflação ao consumidor de abril. Na quinta sai o índice de preços ao produtor.


Commodities puxam mineradoras e petroleiras europeias

As commodities são o grande destaque na sessão, puxando mineradoras e petroleiras europeias. No sábado, um ataque hacker paralisou a operação do oleoduto Colonial, o mais importante da Costa Leste americana em fornecimento de gasolina, diesel e combustível de aviação.

Já o minério de ferro chegou a saltar 10% na bolsa de Dalian. É reflexo não só da demanda muito maior que a oferta nos países que estão virando a página da pandemia, mas do desentendimento entre China e Austrália, que suspenderam acordo comercial por tempo indeterminado.


Balanços, Congresso, ata do Copom e inflação se destacam na semana

No Brasil, a agenda econômica vem carregada de balanços e movimentação no Congresso. Terá a partir de amanhã a votação no Supremo Tribunal Federal, STF, sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins. Contudo, o destaque de amanhã será a ata do Copom, que pode esclarecer a postura do Banco Central nos próximos meses. A interpretação do comunicado do Copom na quarta-feira passada não foi uniforme.

Saiu nesta manhã o primeiro Relatório Focus depois da nova alta de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, os juros básicos. Além disso, na terça sai a inflação oficial de abril. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, deve desacelerar para 0,30% no mês, mas acumular 6,7% em 12 meses.

A reta final dos balanços será pesada. BR Distribuidora, BTG Pactual, Vivo e Klabin divulgam os números na terça-feira, enquanto Suzano, JBS, Natura, Hapvida, Eletrobras, Via Varejo, Oi, BRF, Yduqs na quarta-feira. Na quinta-feira, atenção para Petrobras, Magazine Luiza, Lojas Renner, IRB Brasil e, na sexta-feira, Cosan, Cemig, Cogna, CVC Brasil, Enjoei e Ser Educacional, entre outras.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Carlos Matos / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Balanços, Relatório Focus, juros no Japão

As mais lidas da semana: Petrobras (PETR4), TC Day, Tecnisa (TCSA3)

As mais lidas da semana: Carteiras para maio, mulheres na bolsa, criptomoedas

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais