TC Mover
Mover

Mercados tombam com Delta e inflação; semana pré-FOMC destaca balanços e BCE: Espresso

Postado por: TC Mover em 19/07/2021 às 10:00
Mercados em baixa

São Paulo, 19 de julho – Da Ásia aos índices do pré-mercado americano, a semana começa com forte aversão a risco. O sentimento dos mercados é afetado pela disseminação da variante Delta do coronavírus e pelo medo da inflação, que derrubou a confiança do consumidor americano e afundou as bolsas na sexta-feira, 16.

Temendo retrocessos e redução dos estímulos, investidores buscam refúgio em títulos e dólar. O ETF XLE, que replica cesta de ações de energia nos EUA, cai com riscos para a demanda por petróleo.

Opep e China afetam mercados de commodities

Além disso, pesa nos mercados o acordo anunciado pela Opep+, cartel de exportadores e aliados, no fim de semana. A partir de agosto, mensalmente entrarão no mercado 400 mil barris extras diários, elevando a produção a cerca de 2 milhões de bpd no fim do ano. O ritmo de elevação se estenderá até dezembro de 2022.

Também o minério de ferro em Dalian interrompeu sequência de altas e caiu 1,49%. Na sexta, pressionando a China, o governo americano lançou comunicado alertando investidores sobre os riscos de fazer negócios em Hong Kong.

Monitorando os EUA, BCE vai decidir os juros da Zona do Euro

A semana de transição para a reunião do FOMC, comitê decisório de juros do banco central americano, nos dias 27 e 28 de julho, terá o período de silêncio de seus dirigentes e bem menos indicadores de importância no Brasil e no exterior. Quinta-feira as atenções se voltam para a decisão de juros do Banco Central Europeu, monitorada de perto pelo Federal Reserve.

Só na sexta-feira sairão os índices de atividade preliminares de julho de indústria e serviços, os PMIs, da Europa e dos EUA. já no Brasil sairá a prévia da inflação. Até lá, a proximidade da reunião do FOMC, que vai debater o ‘tapering’, redução de compras de ativos financeiros, estimula ajustes de carteiras.

Balanços vão mexer mais com os mercados. De acordo com a CNBC, sairão os resultados de nove empresas listadas no índice Dow Jones e de 76 listadas no S&P500. IBM puxa a fila hoje, depois do fechamento. O presidente dos EUA, Joe Biden, dá coletiva hoje sobre o estado da economia.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Mover


Leia também

Calendário Econômico: Vale, Desktop, taxa prime

As mais lidas da semana: Taurus (TASA4), Reforma Tributária, shoppings

As mais lidas da semana: Smart Fit (SMFT3), seguradoras, Hashdex

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais