TC Mover
Mover

Mercados ensaiam recuperação, de olho em Federal Reserve; minério desaba: Espresso

Postado por: TC Mover em 21/06/2021 às 9:55
Mercados ensaiam recuperação

São Paulo, 21 de junho – Depois da pior semana desde janeiro, os índices futuros de Nova Iorque sobem e sugerem que os mercados vão atrás de recuperação, mas terão obstáculos. O cenário global continua dominado pelo receio de aperto monetário antecipado por parte do Federal Reserve, o banco central americano.


Mercados acompanharão discursos de diretores do Federal Reserve durante semana

O Federal Reserve na quarta-feira endureceu o discurso contra a aceleração da inflação. Na sexta-feira, os mercados azedaram quando o diretor do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, previu elevação da principal taxa de juros americana já em 2022.

Todos os dias nesta semana os investidores seguirão, atentamente, falas de dirigentes da instituição. Elas têm potencial para mexer com o mercado, ávido por entender quando começa a redução de estímulos para a retomada da economia americana.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, falará amanhã em audiência no Congresso. Mas a maratona começa hoje, às 10h30, quando Bullard volta a falar ao lado do presidente do Fed Dallas, Robert Kaplan – pioneiro na defesa de redução de estímulos. Às 16h00 falará o presidente do Fed Nova York, John Williams.


Governo chinês faz ofensiva para controlar preço de minério de ferro

O minério de ferro despencou quase 9% hoje em Dalian, abaixo de US$174. O governo chinês fez nova ofensiva para controlar o preço da commodity, prometendo repressão e punição para especuladores. O Bitcoin também tomba com iniciativas chinesas contra a criptomoeda. Já o petróleo sobe, aproveitando a então baixa do Índice Dólar DXY e a eleição do ultraconservador novo presidente do Irã, que adiou nova rodada de negociações por acordo nuclear.

O catalisador novo mais importante da semana virá na sexta-feira. O PCE, Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal, de maio é o índice de inflação que o Federal Reserve utiliza em seu sistema de metas. Níveis de atividade serão testados nas prévias dos PMIs, índices de gerentes de compras, de junho. O japonês sai na terça-feira, e os de Zona do Euro, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos virão na quarta-feira.

Na quinta-feira, junto com o número de pedidos de seguro-desemprego nos EUA, sairá a leitura final do PIB americano no primeiro trimestre. Hoje a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, fala às 11h15 e pode comentar o novo tom do Federal Reserve, podendo mexer com os mercados.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Relatório Focus, IPO, discursos

As mais lidas da semana: Coca-Cola, Fertilizantes Heringer (FHER3), exportadoras

As mais lidas da semana: Natura (NTCO3), Bitcoin, B3 (B3SA3)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais