TC Mover
Mover

Mercados mostram apetite; inflação americana, IGP-M, crise hídrica no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 28/05/2021 às 9:28
Mercados sobem

São Paulo, 28 de maio – Os mercados futuros de Nova Iorque avançam com apetite por risco na última sessão de maio. Todo mundo ajusta carteiras querendo sair bem na fotografia do mês. O bom humor vai ser testado com o dado mais importante da semana: a inflação de abril do PCE, que é a medida de preços favorita do Federal Reserve, o banco central americano.


Inflação americana pode mexer com os mercados

A expectativa de inflação americana é de avanço ante março, com núcleo acima da meta. Mas um salto além do consenso pode acelerar o debate sobre a redução das compras mensais de ativos que estimulam a economia. Às 11h00 sai a leitura final da confiança do consumidor em maio pela Universidade de Michigan, que na anterior já veio abatida pela pressão inflacionária sobre o poder de compra.

Ontem, nova queda dos pedidos de seguro-desemprego à mínima da pandemia animou os mercados. Os papéis que se beneficiam da retomada da economia. Já a segunda leitura do PIB do primeiro trimestre não mostrou expansão maior, e as encomendas à indústria em abril surpreenderam com queda.


Com crise hídrica ganhando força, Aneel anuncia bandeira tarifária de junho

A inflação também abre o dia na agenda brasileira. O Índice Geral de Preços, IGP-M, de maio disparou para 4,10%, ante os 1,51% registrados em abril. O agravamento da crise hídrica que afeta o setor elétrico também aparece com força no radar. A Aneel divulga hoje a bandeira tarifária de junho. Além disso, o governo deve emitir hoje alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco Estados brasileiros, entre eles São Paulo, onde se concentram parte da produção agropecuária e grandes hidrelétricas.

Além da crise hídrica, segue a preocupação com recrudescimento da pandemia, com novo componente político. O presidente Jair Bolsonaro ingressou no Supremo Tribunal Federal, STF, com ação questionando restrições anticovid dos governos de Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte. O presidente da República continua hoje cedo sua agenda de inaugurações no Amazonas, e depois retorna a Brasília. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, participa de videoconferências fechadas, assim como o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Carlos Matos / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Inflação, inadimplência, crédito

Receita Federal registra mais de 26 milhões de declarações de imposto de renda

Bitcoin é mais verde do que a maioria dos países do globo, dizem estudos

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais