TC Mover
Mover

Mercados testam força na estreia de julho, antes de Payroll; Opep+, Caged, CPI da Covid no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 01/07/2021 às 9:56
Mercados operam mistos

São Paulo, 1 de julho – Os índices futuros de Nova Iorque operam mistos na estreia de julho. Os mercados perderam força nas últimas horas, depois dos resultados exuberantes de fechamento do primeiro semestre. Indicadores importantes são esperados nesta manhã.

Mercados na Europa avançam com PMIs

Os mercados europeus avançam depois que indicadores de atividade industrial, os PMIs, superaram as prévias de junho, comprovando a aceleração da recuperação no velho continente. Mas há um problema. Esses índices de gerentes de compras, que superaram o consenso na Alemanha e bateram recorde de 24 anos na Zona do Euro, vieram acompanhados pela maior elevação de custos de matérias-primas em 20 anos. Risco de superaquecimento mantém as dúvidas sobre o momento apropriado para retirar estímulos das economias desenvolvidas: esse debate vai dominar o semestre.

Mais cedo, a variante Delta da Covid contribuiu para os mercados asiáticos fecharem em baixa, além do PMI industrial da China, que perdeu ímpeto. O avanço da Delta é fator de incerteza, voltou a alertar nesta manhã a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

Criação de vagas formais de abril deve apresentar aceleração

Emprego é o grande destaque da agenda brasileira. Sai às 10h30 o Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, com as vagas formais geradas em maio, que devem ter acelerado ante as 121 mil de abril. A estimativa do Bradesco é de 300 mil vagas.

Logo depois, às 11h00, o ministro da Economia, Paulo Guedes, estará na coletiva que explica o resultado e pode falar também sobre a polêmica proposta do governo de reforma de impostos. Paulo Guedes terá reuniões fechadas com o diretor do Fundo Monetário Nacional para o Brasil, Afonso Bevilaqua, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. À tarde, o ministro será entrevistado pelo empresário Abílio Diniz.

Roberto Campos Neto participa de uma cerimônia do Banco Central às 10h30. Hoje também saem o PMI industrial de junho do Brasil e a balança comercial mensal. Risco político segue no radar. A CPI da Covid antecipou para hoje o depoimento do representante de uma empresa que disse ter recebido oferta de propina para intermediar compra de vacinas da AstraZeneca.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Emprego, PMIs, Opep

Bolsas têm semestre gordo; no radar, PMI, Opep, Caged, denúncias, reformas: Espresso

Plano da Magazine Luiza para Rio de Janeiro não segura volatilidade

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais