TC Mover
Mover

Mercados mistos com BCE aguardam inflação e emprego; reformas, Eletrobras no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 10/06/2021 às 9:15
Mercados de olho no BCE

São Paulo, 10 de junho – Os mercados futuros de ações de Nova Iorque operam mistos no começo da manhã, com inversão na tendência dos últimos três dias. Sobem levemente os papéis cíclicos do Dow Jones, recuam os tecnológicos no Nasdaq. O futuro do S&P500 está perto da estabilidade.


Mercados globais acompanharão inflação e seguro-desemprego dos EUA

Os destaques do dia são a divulgação do índice de inflação ao consumidor americano, CPI, de maio, e o número semanal de pedidos de seguro-desemprego. A menos de uma semana da decisão de juros do FOMC, comitê decisório de juros do banco central americano, ambos serão acompanhados atentamente pelos mercados globais. O rendimento dos títulos de dez anos do Tesouro americano tem viés de alta nesta manhã.

Mas suas quedas recentes, para menos de 1,5%, mostram que os investidores acreditam na visão do Federal Reserve de que a inflação da retomada é passageira e não encolherá estímulos em futuro próximo. Entretanto, uma leitura muito superior ao consenso de alta a 4,7% do CPI em 12 meses pode mexer com esse sentimento e as bolsas. Em abril, a inflação anual saltou para 4,2%.


Christine Lagarde deve abordar crescimento da inflação

O Banco Central Europeu, BCE, divulgou sua decisão de juros. A aguardada entrevista com a presidente da instituição, Christine Lagarde deve abordar o crescimento da inflação e as projeções melhores para a economia. Ela fala às 09h30, mesmo horário da divulgação do CPI americano e dos números do seguro-desemprego. Nesta manhã de mercados cautelosos na Europa, a Comissão Europeia anunciou que mais da metade da população adulta na Zona do Euro já recebeu pelo menos uma dose de vacina.

Nos mercados das commodities, o petróleo, que operava em baixa depois da divulgação de elevação dos estoques semanais de derivados nos Estados Unidos, virou e se mantém perto dos picos recentes. O tipo Brent ficou acima de US$72 por barril e o WTI beirando os US$70.

O presidente americano Joe Biden faz sua primeira viagem internacional e participa no fim de semana da cúpula de líderes do grupo de nações mais poderosas do planeta, o G7. Ele se encontra com o anfitrião Boris Johnson. Os dois devem anunciar a retomada das viagens entre EUA e Reino Unido.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Opep, inflação, juros

Reforma Administrativa pode sair antes do prazo máximo, diz relator

IPCA salgado eleva apostas de fim de ajuste parcial

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais