Mercados operam cautelosos à espera de Jerome Powell; no radar, ata do Copom: Espresso

São Paulo, 23 de março – Na manhã desta terça-feira, o sentimento dominante é a cautela, com todos os olhos postos na sabatina do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. O evento acontece no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, por volta das 13h00, horário de Brasília.
Jerome Powell deve reiterar que Fed manterá política monetária frouxa
A secretária do Tesouro, Janet Yellen, ao lado de Powell, será inquirida sobre os planos de investimento do governo do presidente americano Joe Biden, cujo valor se espera atinja US$3 trilhões. De acordo com analistas e economistas consultados pela TC Mover, Jerome Powell deve reiterar que o banco central americano continuará fornecendo apoio à economia por meio de uma política monetária frouxa e que a retomada econômica nos Estados Unidos ainda está longe de ser concluída.
Serão dois dias de depoimentos de ambos. Embora a lira turca tenha se estabilizado e opere em queda, em linha com os rendimentos dos Treasuries americanos, vários fatores contribuem para apagar o apetite por risco depois dos ganhos de ontem em Wall Street.
Ata do Copom ressaltou pressões inflacionárias
Por aqui, a ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central, Copom, foi clara no diagnóstico. Conforme o documento, diversos membros do colegiado ressaltaram que as pressões inflacionárias observadas até o momento podem contaminar as expectativas de inflação para 2022. Com isso, pode gerar risco de uma desancoragem das expectativas no horizonte relevante de política monetária.
O comitê antevê a continuação da alta na taxa básica de juros, a chamada taxa Selic, com um ajuste da mesma magnitude do da semana passada, de 75 pontos-base. Juro e dólar devem reagir.
Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.
Outras notícias relacionadas a Jerome Powell
Os rendimentos do Tesouro americano, Treasury yields, de prazos mais longos pararam de subir e estabilizaram em patamares abaixo da máxima de 13 meses na última quarta-feira, 17. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, Fed, indicou que a autarquia não tem planos de elevar sua taxa básica de juros. Isto apesar dos sinais de maior inflação e crescimento econômico. Leia mais.
O Federal Reserve, Fed, manteve a taxa básica de juros no intervalo próximo de zero. Além disso, alertou que assim ela permanecerá pelo menos até 2023, após reiterar que a recente alta na inflação não parece ser duradoura e que as perspectivas econômicas estão melhorando. Leia mais.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover
Leia também
Calendário Econômico: Ata do Copom, balanço, Powell
Turquia e vírus derrubam mercados; no radar, ata do Copom, Powell: Espresso
Tesla dispara após recomendação e puxa S&P500 e Nasdaq