Mover

Mercados oscilam à espera de eleição na Geórgia, no radar, Covid-19: Espresso

Postado por: TC Mover em 05/01/2021 às 9:37

São Paulo, 5 de janeiro – Os mercados da Ásia e Europa operam mistos nesta terça-feira, dia do segundo turno das eleições para o Senado no estado americano da Geórgia, que vai definir quem controlará a Casa durante os quatro anos de presidência de Joe Biden. 

Os democratas precisam conquistar duas cadeiras para tomar o controle senatorial do país, dando a Biden mais condições de viabilizar sua agenda no Congresso. Já os republicanos, precisam apenas manter uma das cadeiras para continuar com a maioria no Senado. 

O mercado em todo o mundo fica atento ao pleito, que pode trazer consequências importantes para a maior economia do planeta e, consequentemente, mexer com ativos de risco. 

Além disso, novos fechamentos decretados no Reino Unido e na Alemanha devido ao avanço da Covid-19 seguem preocupando o investidor, mesmo com o avanço das campanhas de vacinação pela Europa. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, alertou ontem que as próximas semanas serão “as mais difíceis”.

Expectativa com vacina contra Covid-19 no Brasil

Por falar em dificuldade, o Brasil segue aguardando por novidades do plano nacional de imunização enquanto mais e mais países pelo mundo começam suas campanhas. O Instituto Butantan pode pedir hoje o uso emergencial da Coronavac à Anvisa, que mantém conversas com o laboratório indiano Bharat Biotech por uma nova opção de imunizante. 

Na agenda econômica, destaque para os dados da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores, Fenabrave, de vendas de veículos em dezembro. Pela manhã, o Tesouro Nacional oferta NTN-Bs para 2026, 2030 e 2055 e o Banco Central faz rolagem de swap cambial. 

Em Brasília, candidatura de Baleia Rossi, do MDB, ganha força na Câmara após apoio do PT, e o presidente da Casa, Rodrigo Maia, articula a candidatura do seu xará Rodrigo Pacheco no Senado. 

O presidente Jair Bolsonaro volta a ter compromissos oficiais com reuniões ministeriais durante o dia. À tarde, ele se encontra com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais