TC Mover
Mover

Mercados apreensivos com queda de sites globais; inflação, varejo, reformas no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 08/06/2021 às 10:04
Mercados nos EUA caem

São Paulo, 8 de junho – Os futuros de Nova Iorque devolveram avanços e ficaram instáveis pouco depois do relato de queda simultânea de sites globais, incluindo Bloomberg e CNN. Antes, os mercados ensaiavam altas depois que a revisão final do Produto Interno Bruto, PIB, da Zona do Euro mostrou queda menor no primeiro trimestre do que as prévias.


Mercados de criptomoedas caem mais de 10%

Em paralelo, o Bitcoin acelera queda para mais de 10%, depois que as autoridades dos EUA conseguiram rastrear e recuperar as criptomoedas utilizadas como pagamento de resgate no episódio do ataque hacker ao oleoduto americano Colonial, em maio.

A terça-feira traz números da balança comercial dos EUA em maio e a oferta de vagas de empregos de abril. Mas, a pouco mais de uma semana para a decisão de juros do FOMC, o comitê decisório de juros do Federal Reserve, a atenção dos mercados está voltada para a inflação ao consumidor americano, IPC, ou CPI na sigla em inglês, de maio. O dado sai na quinta-feira. Depois do salto de abril, mais um número alto pode mexer com as expectativas de duração dos estímulos que irrigam hoje a economia americana.


Aceleração do IGP-DI e varejo podem influenciar na decisão do Copom

No Brasil, onde o Ibovespa emplacou o sexto recorde consecutivo de fechamento e testou 131 mil pontos, saíram indicadores de inflação e atividade que serão levados em conta na decisão do Copom, comitê decisório de juros do Banco Central, no próximo dia 16.

A inflação pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna IGP-DI de maio acelerou para 3,40%, de 2,22% de abril. Saíram também as vendas no varejo em abril, com alta mensal de 1,80% e salto anual de 23,80% ante a base muito fraca de 2020.

Está no radar, às 11h00, o seminário do JP Morgan sobre política monetária brasileira com participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto. O presidente da Câmara, Arthur Lira, reúne líderes para discutir mérito e trâmite da Reforma Administrativa, em movimento para agilizar aprovação. O TC Scoop informou ontem que opositores da MP da Eletrobras estão mais perto de obter maioria simples no Senado, porque a CPI da Covid divide a Casa. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a depor na CPI às 09h00.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Varejo, inflação, balança comercial

Ibovespa crava sexto recorde embalado por bancos e varejo

Arthur Lira definirá relatores da Reforma Tributária nesta semana

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais