TC Mover
Mover

Mercados retomam rali; no radar, varejo, Powell e reedição do auxílio: Espresso

Postado por: TC Mover em 10/02/2021 às 9:42
MERCADOS GLOBAIS

São Paulo, 10 de fevereiro – Os ativos de risco globais se reencontram com as altas após o desempenho indeciso de véspera em Nova Iorque. Os mercados mundiais operam no azul, estendendo os ganhos do índice MSCI World Index pelo oitavo dia na esteira de balanços e notícias corporativas positivos, um alívio nas infecções por coronavírus e a expectativa quanto à aprovação do plano de estímulo econômico nos Estados Unidos.

O otimismo pode ser temperado, ou não, pelos discursos de Christine Lagarde, Andrew Bailey e Jerome Powell, presidentes do Banco Central Europeu, do Banco da Inglaterra e do Federal Reserve, respectivamente.

Lagarde, em seu discurso das 10h00, horário de Brasília, deve falar sobre as perspectivas econômicas na Zona do Euro; às 14h00, Bailey deve discursar sobre o desafio que as mais recentes restrições à mobilidade impõem na política monetária britânica; e finalmente, Powell, às 16h00, deve tratar da orientação futura e da necessidade de um impulso fiscal imediato para reavivar o crescimento.

Da igual maneira, Powell deve avaliar os dados de emprego americano da semana passada e reforçar que o Fed não está preocupado com um repique da inflação por conta dos planos de estímulo. Como fez o Riksbank, banco central da Suécia hoje em decisão, Powell deve enfatizar nos benefícios dos juros baixos até emprego e inflação voltarem às metas.

Vendas do varejo brasileiro caem 6,10% em dezembro

Destacamos no calendário econômico internacional a divulgação de dados de inflação, IPC, nos Estados Unidos. Na China, houve deflação anual pior do que o esperado em janeiro. Também saem o resultado fiscal mensal de janeiro e os estoques de petróleo bruto do Departamento de Energia americanos.

O destaque local vem por conta dos números de vendas de varejo de dezembro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, que caíram 6,10%. O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, a queda foi de 3,7%. Ambos os dados ficaram abaixo do consenso.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Calendário Econômico: Varejo, IPO, IPC

Bolsas oscilam entre recordes e ajustes; no radar, Powell, balanços, BC: Espresso

Lira marca instalação da Comissão de Orçamento para quarta-feira

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais