TC Mover
Mover

Mercados sobem com varejo americano; vencimento de opções, LDO no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 16/07/2021 às 9:52
Mercados e LDO

São Paulo, 16 de julho – Os mercados futuros americanos operam em alta no começo da sexta-feira, após dados do varejo e dois dias de falas suaves do presidente do Federal Reserve, banco central americano, Jerome Powell.

As vendas do varejo em junho nos EUA subiram 0,60%, enquanto era esperada a queda de 0,40%. A leitura preliminar de julho da confiança dos consumidores virá às 11h00. Esse dado foi afetado, em meses anteriores, pela inflação.

Exportações na Zona do Euro decepciona e azeda mercados europeus

Depois de uma semana de notícias preocupantes sobre a escalada dos preços nos EUA e no Reino Unido, a leitura de junho na Zona do Euro ficou dentro do consenso e sem acelerar ante maio. Mas as exportações recuaram em maio pelo 5º mês seguido, e o índice pan-europeu Stoxx 600 virou, apesar de bons balanços. Em Nova Iorque, saem Honeywell e a corretora Charles Swab.

Seguem no radar dos mercados as piores enchentes em um século na Alemanha, assim como a variante Delta. Investidores ponderam a reafirmação de Powell de que a recuperação desigual do emprego e da atividade descarta aperto monetário por longo tempo.

Além da inflação, vencimento de opções e política estão no radar

No Brasil, o dia começou com a divulgação da inflação medida pelo IGP-10, Índice Geral de Preços -10. A inflação foi de 0,18% em julho, o que representa uma forte desaceleração frente ao resultado de junho, quando a alta foi de 2,32%. O monitor do Produto Interno Bruto, PIB, de maio da FGV, às 10h15, desperta interesse especial depois da decepção com o índice de atividades econômicas brasileiras, o IBC-Br.Com apoio de commodities, hoje é dia de vencimento do mercado de opções sobre ações, que pode aumentar a cautela nos mercados.

A saúde do presidente Jair Bolsonaro é monitorada. O Senado aprovou à noite o projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2022, com pontos que podem causar desconforto no mercado hoje. LDO aprovada permite o recesso do Congresso a partir de manhã, incluindo dos trabalhos da CPI da Covid.

Serão retomados em 1º de agosto os projetos de reforma do Imposto de Renda no âmbito da Reforma Tributária e a privatização dos Correios. Até lá, haverá pressão de descontentes – caso dos secretários estaduais de Fazenda com a queda de arrecadação embutida no novo texto do IRPJ.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Mover

Leia também

Calendário Econômico: Vencimento de opções, IGP-10, varejo

Jerome Powell alivia, mas mercados oscilam; no radar, estímulos, varejo nos EUA, inflação, Zona do Euro: Espresso

Especial: Reforma Tributária deve pesar na conta de luz ao taxar térmicas

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais