TC Mover
Mover

Número de mulheres na bolsa mais que dobra em 2020

Postado por: TC Mover em 08/03/2021 às 18:19
mulheres

São Paulo, 8 de março – A participação das mulheres na bolsa brasileira aumentou 118,00% em 2020. Contudo, o número ainda representa apenas 26,20% dos investidores. Ao todo, são 847 mil investidoras, enquanto o número de homens aplicando na bolsa supera 2,3 milhões.


Alta de mulheres na bolsa reflete maior participação na educação e mercado de trabalho, diz Mansano

A economista-chefe do TC Fernanda Mansano acredita que o aumento do número de mulheres na bolsa seja consequência principalmente da maior presença feminina no mercado de trabalho e na educação superior, inclusive em áreas consideradas masculinas tempos atrás e em cargos de liderança.

O passado em que o direito à educação, de trabalhar e gerenciar o próprio dinheiro era reservado aos homens é relativamente recente, mas a realidade tem mudado em uma velocidade grande, diz Mansano.

Há mais mulheres com Certificação Profissional Anbima Série 10, CPA-10, do que homens, segundo um levantamento de 2020. O certificado é considerado a base para se inserir na atividade de distribuição de produtos de investimento.

Mercado deve valorizar investidoras, diz especialista

Para a especialista em investimentos e sócia do 051 Capital, Laura Bartelle, a diferença entre a renda masculina e das mulheres influencia no investimento, resultando em menor participação feminina. “Sobra menos para as mulheres investirem se comparado aos homens. Primeiro porque temos essa diferença de ganhos entre ambos. E segundo porque elas costumam gastar mais”, explica.

As referências femininas no mercado devem ser valorizadas, ajudando na percepção de que os investimentos também são para mulheres, defende Bartelle. Ajuda também se “o mercado usar mais abordagens direcionadas a mulheres e, com isso, se tornar mais convidativo”.

“A sociedade, a empresa que percebe o valor que a mulher pode contribuir, com certeza, é uma empresa ou um país que só cresce”, afirma Fernanda Mansano.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Melina Flynn
Arte: Carlos Matos / TC Mover


Leia também

Especial: Pauta do Congresso sinaliza destravamento da agenda econômica

Especial: Lula fica elegível após Fachin anular condenações; bolsa despenca e dólar dispara

Especial: Reabilitação de Lula pega Brasília de surpresa

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais