Paulo Guedes, Reforma do IR, PIB: Resumo da Semana - TC
TC Mover
Mover

Paulo Guedes no Scoop Day, Reforma do Imposto de Renda, PIB: Resumo da Semana

Postado por: TC Mover em 04/09/2021 às 18:24
Reforma do Imposto de Renda, PIB, Paulo Guedes no Scoop Day

São Paulo, 4 de setembro – O Scoop Day recebeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, e marcou a semana. Ele estimou que o déficit primário brasileiro se reduzirá a zero em 2022. A aprovação da redução de 20% para 15% na alíquota da tributação de dividendos distribuídos pelas empresas aos investidores, após a aprovação do texto-base da reforma do Imposto de Renda, Também se destacou.

Outro tema que ganhou os holofotes foi o Produto Interno Bruto. Apesar de ser considerado o termômetro da economia, o PIB não é o único indicador a ser considerado pelos investidores. A matéria especial mostrou outros indicadores que o investidor deve ficar de olho. Leia abaixo o Resumo da Semana completo!

Scoop Day: Paulo Guedes vê déficit zero em 2022 e acredita em solução para precatórios

A política de contenção de gastos e a diminuição de gastos não recorrentes relacionados ao combate da pandemia do coronavírus devem levar o déficit primário do governo brasileiro a zerar no ano que vem. A informação foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no Scoop Day nesta sexta-feira, 3. Veja a entrevista exclusiva completa!

Imposto sobre dividendos: Câmara aprova redução de 20% para 15% na tributação

A Câmara aprovou a redução de 20% para 15% na alíquota da tributação de dividendos distribuídos pelas empresas aos investidores. O destaque foi votado na última quinta-feira, 2, após a aprovação do texto-base da reforma do Imposto de Renda na véspera. O destaque do Republicanos recebeu apoio de 319 deputados e foi rejeitado por 140, em outra demonstração de força do presidente da Câmara, Arthur Lira, e da base do governo. Confira a matéria na íntegra!

Especial: Por que PIB não é o único termômetro de economia importante?

O PIB ficou perto da estabilidade no segundo trimestre, após crescimento de 1,2% no trimestre anterior. O dado é o valor total dos produtos e serviços finais produzidos no país, por isso, também é chamado de termômetro da economia. Apesar disso, o PIB não é a riqueza total do país, tampouco o único indicador a ser considerado pelos investidores. Embora ajude a compreender a economia, ele não consegue sozinho demonstrar o cenário da população. Para saber mais, leia aqui a matéria especial completa!

Especial: Carteiras de setembro buscam qualidade em meio à volatilidade

As carteiras de setembro recomendadas por corretoras e bancos de investimento mostram o sentimento de “fuga para a qualidade”, visando período de volatilidade na esteira de temores com riscos fiscais, em especial a expansão de programas sociais e pagamento de precatórios. A Vale liderou o ranking com 12 recomendações. Confira o especial de forma completa!

Especial: Espaço fiscal vai diminuir e pressionar Teto de Gastos com revisão de parâmetros

O espaço fiscal do Orçamento da União para 2022 tende a diminuir e pressionar ainda mais o Teto de Gastos quando o governo atualizar os parâmetros defasados que usou para o Projeto de Lei Orçamentária Anual apresentado na última terça-feira, 31, ao Congresso. Por ter usado dados de inflação de julho, o governo corre o risco de descumprir a regra fiscal quando este índice for reajustado, caso não encontre uma solução para parcelar as dívidas judiciais até o fim do ano. Leia aqui a matéria especial na íntegra!

Vieira, Machado: Moderação de Bolsonaro é esperada e pode destravar relações no Senado

A moderação do presidente Jair Bolsonaro em suas críticas ao Judiciário, esperada pelo Senado no Dia da Independência, deve destravar o relacionamento da Casa com o governo. Essa mudança no tom também poderá permitir a retomada da pauta econômica. A moderação presidencial pode favorecer a aprovação de pautas como a Reforma do Imposto de Renda e privatização dos Correios no Senado. Veja a coluna na íntegra!

Value Tips: O que é consenso e preço-alvo?

As palavras “consenso” e “preço-alvo” são termos comuns no mercado financeiro. Mas o que elas significam e como elas podem te ajudar nos investimentos? O Value Tips desta semana conversou com especialistas no assunto para explicar e destrinchar esses conceitos tão presentes na vida do investidor. Acompanhe aqui!

Prévia da Semana: Payroll de agosto, PMIs, PIB 2T do Brasil, contas públicas, Aneel

O relatório Payroll de emprego não-agrícola de agosto foi o destaque na Prévia da Semana. O relatório oficial que diz quantos empregos a economia americana conseguiu produzir no mês é importante aos mercados, ainda mais depois da repercussão do simpósio de Jackson Hole. Os Índices do Gerente de Compras, PMIs, industrial, de serviços e composto da China, Japão, Zona do Euro, EUA e Brasil também ganharam os holofotes do podcast. Outros assuntos importantes são a primeira leitura do Produto Interno Bruto, PIB, do segundo trimestre no Brasil, números relacionados às contas públicas e a elevação da sobretaxa nas contas de luz. Confira abaixo!

Mover Voices: “Eu consigo imaginar essa empresa daqui uns 5, 10 anos, realmente sendo para lá de dominante no Brasil”, diz Paulo Antunes sobre sua ação preferida na bolsa brasileira, a Magazine Luiza

O jornalista e ator Paulo Antunes é lembrado por sua criatividade. Apesar de ser um dos nomes mais conhecidos da ESPN, canal de TV por assinatura, poucas pessoas sabem, mas o jornalista tem mais tempo no mercado financeiro do que na frente das câmeras! Antes mesmo de partir para a carreira jornalística, Paulo Antunes já se interessava pelo mercado de ações, muito por causa da influência de familiares. “Minha mãe começou a investir, meu pai também, quando eu tinha lá meus 10, 12 anos”, comenta o jornalista. Depois de alguns insucessos nos trades, o também investidor Paulo Antunes explica que “foi aprendendo, amadurecendo dentro do mercado, vendo algumas tendências”. Veja aqui as melhores partes da entrevista!

Texto: Anderson Lima
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Mover


Leia também

Especial: Confira os candidatos da eleição de 2022 e as oportunidades de suas agendas

Scoop Day: Secretário Bruno Funchal calcula perda de R$20 bilhões com Reforma do Imposto de Renda

PMI de serviços de agosto atinge maior patamar em nove anos

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais