Mover

Payroll e incerteza com Senado nos EUA dominam sentimento; no radar, IPCA: Espresso

Postado por: TC Mover em 06/11/2020 às 9:32

São Paulo, 06 de novembro – Os ativos de risco recuam na manhã desta sexta-feira. Já algumas commodities de atividade, como o minério de ferro e o cobre, avançam em ritmo moderado, colocando uma pausa no rali global mais intenso em seis meses. Os motivos, claramente, estão relacionados ao desfecho da eleição americana, que mantém todo mundo em estado de alerta absoluto. 

O candidato opositor Joe Biden estar se aproximando da Casa Branca enquanto os votos finais são contados em um último punhado de estados, mitigando a incerteza quanto ao resultado da presidencial. Surge hoje uma fonte adicional de incerteza quanto à decisão para as duas vagas do Senado no estado de Georgia, que podem ir para um segundo turno, potencialmente acabando com a maioria que o Partido Republicano, do presidente Donald Trump, aparenta manter na Casa – por enquanto. 

A duplinha ‘Presidência democrata-Senado republicano’ estava por trás do rali desta semana. Aliviou o temor dos investidores de controle absoluto nos Poderes Executivo e Legislativo por parte do Partido Democrata, que aceleraria decisões regulatórias e tributárias adversas às maiores companhias nos setores de bancos e de tecnologia.

Payroll, IPO e teletransferências de resultados

Reforçando o movimento de cautela no pregão, serão divulgados por volta das 10h30 os dados de emprego privado para outubro nos EUA, o chamado Relatório Payroll, com sinais de arrefecimento da retomada no mercado de trabalho dos Estados Unidos. 

Um dado em linha com essa expectativa reforçaria a fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após a decisão de juros de ontem, de que é necessário que o Congresso dos EUA passe logo a extensão dos programas de estímulo para combater a crise econômica derivada da pandemia do coronavírus. 

Apesar disso, se espera que a semana compute os maiores ganhos para as bolsas americana e brasileira desde abril e junho, respectivamente, e com as atenções divididas entre os números oficiais do IPCA de outubro e do Payroll. 

No âmbito corporativo, destacamos a oferta inicial do marketplace de brechós Enjoei, que precificou seu IPO em R$10,25 por ação – no piso da faixa, assim como a renúncia dos dois principais executivos operacionais do Itaú Unibanco. Também fique de olho nas teleconferências de Banco do Brasil, Lojas Renner e JHSF, que ontem surpreendeu com resultados bem acima do esperado.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Nathália Reiter/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais