TC Mover
Mover

Payroll de junho guia mercados; petróleo, produção industrial no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 02/07/2021 às 9:57
Payroll guia mercados

São Paulo, 2 de julho – O pré-mercado americano, que iniciou cauteloso, alternando altas e baixas leves, antes da divulgação do indicador mais importante da economia americana, agora opera em alta. O Payroll, relatório mensal de empregos urbanos dos EUA, mostrou geração de 850 mil empregos em junho, acima do consenso.

Em abril, com apenas 226 mil vagas, e em maio, com 559 mil, o Payroll veio abaixo dos consensos e aliviou preocupações com antecipação do aperto monetário. A posição do presidente do banco central americano, Jerome Powell, é que o aperto só pode começar depois que a economia recuperar os empregos perdidos na pandemia.

Ontem, o diretor do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, calculou entre 9 e 10 milhões as pessoas que ainda não voltaram ao mercado de trabalho, o que está pressionando a inflação e tornando mais urgente o debate sobre estímulos. As dificuldades de contratação persistem. Em parte porque ainda está em vigor o auxílio extra de US$300 do pacote de incentivos do presidente Joe Biden aprovado em março.

Payroll torna-se decisivo para cronograma de redução de estímulos

O Payroll, portanto, é cada vez mais decisivo para a calibragem das apostas no cronograma de redução de estímulos. Essa discussão vai dominar todo o semestre. Aposta-se que o emprego deslancha em setembro, com as contratações para a volta às aulas e o fim do auxílio extra, que alguns estados já cortaram em junho.

Além de olhar o Payroll, a atenção dos mercados globais também se volta para a Opep+, o cartel que reúne os maiores exportadores de petróleo e seus aliados. A reunião deveria definir uma elevação de produção para agosto. Contudo, pode terminar sem acordo.

O petróleo já subiu por causa dessas divergências. Hoje opera em leve baixa, acima de US$ 75 dólares, rondando as máximas desde 2018. O minério de ferro em Dalian também subiu. Também saem hoje as encomendas à indústria americana em maio, às 11h00.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Payroll, produção industrial, veículos

Ibovespa sofre com CPI da Covid; no radar, Payroll, Opep, produção industrial, denúncias: Espresso

Projetos da Reforma Tributária devem sair antes do recesso, diz Arthur Lira

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais