TC Mover
Mover

Petrobras derruba Ibovespa; no radar, pacote, juros EUA, Powell, IPCA-15: Espresso

Postado por: TC Mover em 19/02/2021 às 20:55
ibovespa - dólares - congresso americano

São Paulo, 19 de fevereiro – O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, descolado do mercado internacional e pressionado pelos papéis da Petrobras, que têm peso de mais de 10% no índice e que despencaram hoje, depois de o presidente Jair Bolsonaro indicar que quer interferir no comando da estatal. O receio contaminou para outras empresas e derrubou também as ações do Banco do Brasil e da Eletrobras, e criou um mal-estar em todo o mercado, especialmente entre os estrangeiros, que foram destaque na venda das estatais, segundo operadores.

Hoje à noite, Bolsonaro demitiu o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e nomeou o general Joaquim Silva e Luna para o cargo. O anúncio foi feito pelas redes sociais e após o fechamento das bolsas.

No exterior, as bolsas seguiram animadas com a expectativa com a aprovação do pacote de ajuda de US$1,9 trilhão pelo Congresso americano, que ontem recebeu o reforço das declarações de apoio da secretária do Tesouro, Janet Yellen. O pacote pode ser votado na semana que vem no Senado e, se aprovado, deve ajudar na retomada da economia americana, que mostra sinais mistos de retomada, com melhora na indústria, mas fraqueza em serviços e no mercado de trabalho.


IPCA-15 deve desacelerar

A agenda econômica americana de segunda terá os Indicadores Antecedentes e o Índice de Atividade Nacional do Fed, ambos de janeiro. Na Zona do Euro, sai a inflação ao consumidor, o CPI de janeiro. Nos EUA, Powell fala no Senado a partir das 12h00 do horário de Brasília, e sai também a Confiança do Consumidor de fevereiro.

Quarta tem o Índice de Preços ao Consumidor-15, IPCA-15, de fevereiro, prévia da inflação oficial, que deve desacelerar de 0,78% em janeiro para 0,42%. Mas, em 12 meses, o índice acumulado chegará a 4,5%, acima da meta do BC, de 3,75%.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Calendário Econômico: IGP-M, IPCA-15, dívida, PCE

IRB (IRBR3) terá consultoria até 2023 e projeções em breve, diz diretor; ações caem quase 4%

Resumo da Semana: Banco Central, Klabin, auxílio emergencial

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis