PIB, emprego nos EUA, Opep+: Calendário Econômico - TC
TC Mover
Mover

PIB brasileiro, emprego nos EUA, reunião da Opep+: Calendário Econômico

Postado por: TC Mover em 01/09/2021 às 5:55
PIB brasileiro, emprego nos EUA, reunião da Opep+

São Paulo, 1 de setembro – O Calendário Econômico desta quarta-feira, 1, destaca o anúncio do Produto Interno Bruto brasileiro referente ao primeiro trimestre. Na agenda econômica dos Estados Unidos, saem os dados de empregos ADP, que servem como prévia do relatório Payroll. Os investidores também acompanham a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, Opep+. Siga abaixo para saber o que de mais importante acontece hoje.

Brasil

IPC-S – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, informará o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal, conhecido pela sigla IPC-S. Na quadrissemana anterior, houve alta de 0,75%.

Indústria – Os investidores acompanharão o PMI industrial de agosto. O índice do mês anterior registrou crescimento da atividade econômica, com 56,70 pontos.

PIB – Será anunciado o Produto Interno Bruto referente ao segundo trimestre deste ano. O consenso TC projeta alta de 0,2% na base sequencial. No primeiro trimestre, o PIB teve alta de 1,2%. Ou seja, a projeção é de um crescimento menos acelerado do que no trimestre anterior.

Balança comercial – O Ministério da Economia vai informar os valores da balança comercial de agosto. No mês anterior, foi relatado superávit de US$7,4 bilhões.

Câmbio – O Banco Central divulgará o fluxo cambial. Na semana anterior, o saldo foi de US$831 bilhões.

Eventos online – A empresa de telefonia brasileira Tim Brasil (TIMS3) realizará, a partir das 9h, evento sobre a transformação digital nas operadoras de telecomunicações e a introdução do 5G. A Web Summit tem o objetivo de trazer questionamentos sobre a quinta geração de internet no mundo e no Brasil, além de analisar como as empresas podem utilizar a tecnologia para alcançar uma transformação digital.
Mais tarde, às 11h, a Espaçolaser (ESPA3) fará teleconferência de resultados do segundo trimestre.

Evento TC Rádio – A gerente executiva de equity research do Inter, Gabriela Joubert, será entrevistada às 9h15. Ainda pela manhã, a rádio recebe o economista da Unicamp Guilherme Mello, às 9h50. No Expresso do Almoço, às 13h15, os entrevistados serão o sócio-diretor da Macrosector Fábio Silveira e o vereador de São Paulo pelo Patriotas Marlon Luz. Mais tarde, a equipe da rádio bate um papo com o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, às 16h35, e com o economista Samuel Pessôa, às 17h15.

Mundo

Opep+ – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, Opep+, realizará reunião. O Brasil integra o grupo.

EUA

PMI – Na agenda econômica americana, será revelado o PMI industrial de agosto. A estimativa é de crescimento de 61,20 pontos, um pouco abaixo do mês anterior, quando teve 63,4 pontos.

ISM – O PMI ISM industrial e o índice ISM de emprego manufatureiro também serão divulgados. Ambos os dados são referentes a agosto. Em julho, foi registrado 59,5 pontos e 52,9 pontos, respectivamente.

Empregos – Os dados de agosto de empregos privados ADP, considerados a prévia do relatório Payroll, também serão anunciados. O consenso TC é de 613 mil novas vagas.

Construção – A variação de gastos dos americanos com construção em julho será divulgada. Espera-se alta de 0,2%.

Petróleo – A agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, fará a atualização semanal dos estoques de petróleo do país. Na semana anterior, foi reportada perda de 2,979 milhões de barris.

Texto: Anderson Lima
Edição: Stéfanie Rigamonti
Imagem: Divulgação


Leia também

Crise hídrica no Brasil: governo decide acionar novas térmicas, mas vê demanda por energia atendida

Taxa de desemprego no Brasil recua e chega a 14,1%; população desocupada soma 14,4 milhões, aponta IBGE

Ibovespa futuro abre em queda, dólar cai; desemprego recua no Brasil: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais