Mover

PIB brasileiro se recupera aquém do esperado

Postado por: TC Mover em 03/12/2020 às 11:27

São Paulo, 3 de dezembro – O Produto Interno Bruto, PIB, brasileiro registrou recuperação recorde no terceiro trimestre, porém abaixo do consenso, na esteira da retomada da indústria e da reabertura parcial dos comércios urbanos, que compensaram uma queda inesperada na produção agropecuária.

O PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos na economia durante um período, cresceu 7,7% entre julho e setembro na série com ajuste sazonal e na base sequencial, disse o IBGE em comunicado hoje. Na base anual, o PIB caiu 3,9%. No acumulado dos quatro trimestres findos em setembro, houve retração de 3,4%.

O PIB na base trimestral, o mais elevado desde o início da série histórica, em 1996, foi insuficiente para recuperar as perdas provocadas pela contração econômica decorrente da eclosão da pandemia do coronavírus no segundo trimestre, quando a economia brasileira registrou contração histórica revisada de 9,6%. As expectativas do consenso TC eram para crescimento de 9,00% na base sequencial e de recuo de 3,50% na comparação anual.

Ibovespa operando em leve alta pela manhã

O Índice Bovespa avançava 0,19% por volta das 11h10, refletindo otimismo de que os juros devem permanecer baixos na esteira da recuperação econômica mais fraca do que o imaginado. Já os juros futuros operavam em queda nos prazos de 1 e 2 anos. 

Produção agropecuária caiu, mas o consumo aumentou

Pela ótica da oferta, a produção agropecuária consolidada caiu 0,5%, a da indústria cresceu 14,8% e a dos serviços subiu 6,3%. Do lado da despesa, a formação bruta de capital fixo cresceu 11,0% em relação ao trimestre imediatamente anterior. 

O consumo das famílias teve expansão de 7,6% e o consumo do governo cresceu 3,5%. Já as exportações de bens e serviços tiveram queda de 2,1%, enquanto as importações de bens e serviços desabaram 9,6% na base sequencial. 

Texto: Guillermo Parra-Bernal
Edição: Gustavo Boldrini e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais